A partir do próximo fim de semana, a única intervenção que veremos é a dos palhaços Pirulito e Merreca em praças de Joinville. A ocupação dos espaços públicos com a arte da palhaçaria é só um dos méritos da Cia. Circo Lúdico com o projeto que a partir de sábado (2) apresentará o espetáculo “Amor de Palhaço” em cinco praças da cidade. A primeira parada é a da rua Catharina Baumer, no Vila Nova, às 16h. A rota completa pode ser conferida AQUI.
Essa é a segunda edição do projeto, beneficiado pelo Simdec, e acontece três anos depois da primeira. Mais uma vez, o casal Luciano e Tatiane Himmer se dirige a bairros distantes de Joinville com as amorosas trapalhadas da palhaça que sonha em ser bailarina e do palhaço apaixonado por ela.
“Queremos levar a arte a zonas periféricas, onde há poucas ações culturais e pouco acesso”, explica Luciano. “Trabalho numa ONG dando aula de circo para jovens. Sempre que pergunto o que eles querem ser, ninguém quer ser artista. Acho que a cultura em Joinville está muito centralizada, e na periferia há muitos talentos, por isso, precisamos estar nessa área”.
Não foi preciso fazer adaptações no espetáculo para levá-lo às praças, porém, a imprevisibilidade da apresentação na rua faz parte da graça e do desafio do artista. E, por falar nisso, “Amor de Palhaço” traz embutido a missão de gerar alegria em um momento difícil do País.
“Diante dessa situação, precisamos mostrar para as pessoas que a arte é fundamental no cotidiano”, afirma.