Em primeira mão: cervejarias jaraguaenses criam a Schützenbier, cerveja oficial da Schützenfest 2016

Por: Elissandro Sutil

26/09/2016 - 10:09 - Atualizada em: 26/09/2016 - 10:42

A 28ª edição da Schützenfest (Festa dos Atiradores) promete ser especial e deixar eternizado muitos sabores, entre eles o da boa cerveja. A novidade é que a festa, este ano, terá uma cerveja artesanal exclusiva, pensada e produzida por cervejarias de Jaraguá do Sul, dando forma à Schützenbier, a cerveja oficial da Schützenfest 2016.

As responsáveis pela receita da cerveja são as jaraguaenses KarstenKönigs Bier e Maestro, que trabalham agora no aperfeiçoamento da bebida. Já em processo de produção, no próximo dia 20 de outubro será feita a última brassagem (etapa de cozimento) da cerveja oficial da festa, na fábrica da Königs Bier. Na ocasião também vai acontecer um momento de degustação, mas o evento é fechado.

A previsão é que a Schützenbier seja consumida na cerimonia de abertura da festa, marcada para o 10 de novembro, e terá uma quantidade limitada e exclusiva. De acordo com a coordenadora de cultura, Marilene Giese, da Fundação Cultural, muito ainda tem que ser definido até o lançamento da bebida, como a quantidade de fabricação para a venda, se será comercializada durante toda a festa ou apenas no lançamento, a forma de apresentação (garrafa, latinha, barril) e o preço.

“Em princípio a cerveja será a oficial da 28ª edição da festa, pois este é o último ano de licitação. Para 2017, não sabemos quais empresas serão as fornecedoras, por isso não podemos garantir que esta seja a cerveja oficial da Schützenfest como um todo”, explica Marilene.

A festa acontece de 10 a 20 de novembro e os chopes oficiais desta edição são: Germânia, Heineken, Maestro, Königs e Karsten.

Desfile do Schützenbaum tem data definida

O evento que lança oficialmente a festa é o desfile do Schützenbaum – o tronco de uma árvore é enfeitado com os símbolos que representam a cidade e erguido para representar a “árvore dos atiradores”, simbolizando o desejo de que a Schützenfest seja motivo de alegria e confraternização. O desfile está marcado para o próximo dia 15 de outubro, com concentração às 9h em frente ao prédio sede da Fundação. A saída será às 10h.