Em Barra Velha, noite de Réveillon será com espetáculo pirotécnico na Praia Central 

Por: OCP News Jaraguá do Sul

26/12/2017 - 07:12 - Atualizada em: 27/12/2017 - 07:14

Um espetáculo pirotécnico de 13 minutos deve colorir o céu de uma das mais movimentadas praias do Litoral Norte catarinense na noite de Réveillon. Esta é a promessa da Prefeitura de Barra Velha para encantar os turistas e moradores no virar de 2017 e nos primeiros minutos de 2018. Pela primeira vez, o município fará a queima de fogos a partir de uma balsa marítima, ancorada bem no meio da Praia Central. Além disso, o público será embalado por uma série de shows com bandas da região e discotecagens com DJs, tudo de graça. A previsão da Prefeitura é receber na noite de Ano-novo mais de 120 mil turistas.

A programação de verão do município teve início ainda antes do Natal com uma atração gigante: uma árvore de natalina de 15m20cm de altura, feita a partir de garrafas pet. “Temos a maior árvore de Natal de garrafa pet do País. Nosso verão já começou assim, e promete muita diversão aos turistas e nossos moradores. Na semana da virada, haverá dois dias de apresentações artísticas à beira-mar, e ainda teremos uma série de eventos e atividades artísticas, culturais e esportivas que se estenderão por janeiro e fevereiro”, ressalta o presidente da Fundação de Turismo Esporte e Cultura, de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.

No dia 30 de dezembro, o destaque da programação artística é o cantor de sertanejo universitário Valentin, que se apresenta em um grande palco montado na orla da Praia Central. Já no dia 31, quem comanda a festa da virada é a banda Tipo Exportação e uma série de DJs. “Nos dois dias, para garantir o conforto dos turistas, a Prefeitura vai fechar a avenida Beira-mar a partir das 17h. A programação artística tem início às 20h, e será toda gratuita”, destaca Cunha.

Para o projeto verão, a cidade promove campeonatos de beach tênis, futevôlei, natação na praia, stand up, surf, vôlei e o maior campeonato de beach soccer do Estado, segundo a Prefeitura, com mais de 500 atletas. “Estas atividades serão realizadas nos fins de semana de janeiro e fevereiro. Além disso, em todos os fins de semana a Prefeitura promoverá shows gratuitos na praia central, com bandas regionais. Uma das atrações é a dupla Dany e Rafa”, completa o presidente da fundação.

ESTRAGOS DA RESSACA EM CINCO PRAIAS PARCIALMENTE RESOLVIDOS 

Pelo menos 40% da receita do município vem do turismo e a expectativa dos gestores de Barra Velha é que o município receba em toda a temporada de verão mais de 200 mil turistas. “Nossas pesquisas apontam um crescimento de 10 a 15% no movimento da temporada 2017/2018. Os primeiros fins de semana de dezembro já demonstra um aumento no número de turistas. Nós e os comerciantes estamos bastante otimistas”, diz o presidente da Fundação de Turismo Esporte e Cultura, de Barra Velha, Daniel Pontes da Cunha.

A praia de Barra Velha foi um dos municípios do Litoral Norte que mais sofreu a ação das ressacas e a erosão marinha, principalmente no segundo semestre deste ano. Em alguns pontos da praia o mar avançou tanto que destruiu além da faixa de areia, molhes, calçadas, avenidas e até mesmo casas.

Das sete praias do município, cinco foram atingidas pela ressaca. Os pontos mais críticos foram a Praia de Pedras Brancas, Praia do Tabuleiro, Itajuba e Península. “Tivemos bastantes estragos, mas conseguimos fazer uma série de ações paliativas para que o turista e munícipes consigam desfrutar da temporada de verão. Estas ações devem seguir durante toda a temporada. Nesta semana, estamos terminando recolocação de chuveiros na orla e a maioria dos acessos às praias já estão limpos e em ordem”, enaltece Cunha.

LEIA TAMBÉM:

– Em Piçarras, festa terá mais de dez minutos de queima de fogos

– Virada comemorada sem fogos na 3ª cidade mais antiga do país

– Turismo deve crescer 10% em Santa Catarina nesta temporada

*Reportagem de Windson Prado