Ele está de volta! Ovo gigante começa a ser montado para a Osterfest, em Pomerode

Foto João Siqueira/Associação Visite Pomerode

Por: Felipe Elias

10/01/2020 - 17:01 - Atualizada em: 10/01/2020 - 17:56

O ovo gigante da 12ª Osterfest já começou a ser montado, em Pomerode. Nesta quinta-feira (9), dois guindastes transportaram a estrutura para a tenda onde será preparada. Em 2019, o ovo de Páscoa foi reconhecido como o maior do mundo pelo Guinness World Records.

Neste ano, a atração exibirá o traço de Romero Britto, um dos mais populares artistas plásticos brasileiros. Romero já enviou o protótipo à equipe responsável pela ampliação da obra de arte, processo semelhante ao que ocorreu em 2019, quando a artista Silvana Pujol caracterizou o ovo. Ele doou o desenho a Pomerode como um estímulo à preservação das tradições dos imigrantes presentes na Osterfest.

A organização mantém o desenho sob sigilo. O ovo de Romero Britto só será conhecido às vésperas do evento, marcado para ocorrer de 12 de março a 12 de abril. Até lá, o artista plástico e escultor João Siqueira e outras sete pessoas vão trabalhar ocultos sob uma tenda posicionada nos fundos do Centro Cultural, sede da Osterfest.

Foto João Siqueira/Associação Visite Pomerode

A montagem

O ovo de 2020 terá os mesmos 15,02 metros de altura e 8,72 metros de diâmetro. Nesta sexta-feira (9), começou o trabalho de ajuste nas ferragens da estrutura. Em seguida, será aplicado um novo forro, com tecido especial para receber a tinta-base e, por último, o desenho e as cores de Romero Britto.

Quando tudo estiver pronto, guindastes retornarão ao Centro Cultural para posicionar o ovo na entrada da Osterfest, onde permanecerá exposto aos visitantes.

Osterfest

Em 2019, a Páscoa mais alemã do Brasil reuniu cerca de 250 mil pessoas e consolidou-se como um dos principais eventos do calendário turístico catarinense. Além do ovo gigante, a Osterfest conta com uma enorme árvore de Páscoa (Osterbaum) feita com casquinhas naturais, reconhecida em 2017 pelo Guinness World Records como a maior do mundo.

Em 2020, a Osterbaum terá cerca de 100 mil casquinhas coloridas e cinco cores. Desta vez, ela será montada de uma maneira diferente. Ao invés de misturadas, as casquinhas serão organizadas de acordo com a coloração. Assim, o visual da árvore mudará conforme o ângulo de observação.

Entre as atrações da festa, ainda há oficinas para crianças, recreação, Feira de Páscoa, casas de bolachas e chocolates, danças folclóricas, praça de alimentação e competições típicas. A entrada da Osterfest é gratuita.

Quer receber as notícias no WhatsApp?