Economize na viagem: 7 coisas que você precisa saber sobre promoções de passagens aéreas

Por: Elissandro Sutil

01/03/2016 - 10:03

O dólar está alto e aquele sonho de viajar e conhecer uma nova cultura parece cada vez mais distante. Mas nada está perdido! Basta ter um planejamento e focar nas oportunidades, começando pelas passagens aéreas. É, sim, possível economizar muito com as promoções e existem alguns segredinhos para isso.

Nós encontramos no site Melhores Destinos alguns esclarecimentos sobre as principais dúvidas que os viajantes têm sobre o tema. Confira:

1. Como encontrar passagens mais baratas ou em promoção?
Faça pesquisas com os destinos desejados, pois os preços das passagens mudam a todo instante. Para isso é essencial saber onde pesquisar e algumas dicas, como a hora certa de comprar. Saiba quais companhias voam para o destino que você escolheu e acompanhe os preços de passagens dia a dia, opte por épocas de baixa temporada.

2. Será que é possível sair promoção da minha cidade para tal lugar?
Sim, é possível! Esta é a boa notícia! A má notícia é que não é possível prever se vai sair, quando vai sair e qual será o preço cobrado. O jeito é acompanhar sempre os preços e as promoções das companhias.

3. Por que não sai promoção da minha cidade?
Promoções são ações estratégicas das companhias aéreas. Vários fatores são avaliados ao se decidir quando fazer uma promoção, as cidades incluídas e o período de compra e viagem. Taxa de ocupação nos voos, concorrência, necessidade de divulgar a rota ou o destino, incentivos externos e eventos são apenas algumas das variáveis consideradas pelas companhias. O assunto é tão importante que nenhuma companhia revela sua estratégia.

4. Mas e se minha cidade nunca é incluída nas promoções?
Leu a explicação anterior e pensou: “mas o aeroporto da minha cidade é pequeno, nunca tem promoção mesmo!” Bem, em primeiro lugar se sua cidade é servida por uma das três grandes companhias nacionais – TAM, GOL e Azul – sempre há possibilidade de aparecer promoções nacionais e até internacionais. Cansou de esperar? O plano B é avaliar o deslocamento ao aeroporto polo mais próximo ou mesmo aos gigantes Guarulhos e Galeão, pagando um voo nacional. Muitas vezes o preço compensa, mas esteja atento ao tempo entre os voos para não passar apertos e à franquia de bagagem, que muda de acordo com o tipo de voo.

5. Posso descer na cidade de conexão e ignorar o voo final?
Essa é uma pergunta que surge todos os dias! Aparece a promoção para uma cidade pouco procurada, por exemplo Dallas, mas o voo faz conexão em Nova York e o preço está ótimo! Muitos leitores logo pensam em comprar a promoção, descer em Nova York e ficar por lá, ignorando o voo final. Podem fazer isso? Na maioria dos casos, a resposta é não! Em primeiro lugar, há a questão das malas: algumas vezes ela segue direto para o destino final. Em segundo lugar porque a companhia pode considerar “no show” no voo final e cancelar toda a reserva! Mas, mesmo assim, você pode tentar conversar com a companhia aérea e chegar a um acordo para ficar na cidade conexão – só não faça isso sem avisá-la.

6. Posso comprar uma passagem promocional e alterar a data?
É possível, mas não é viável! Todo mundo imagina comprar uma passagem baratinha na promoção e alterar para uma data da alta temporada, como Ano Novo. Há dois problemas nessa estratégia: o primeiro é que a companhia aérea vai cobrar de você a diferença da tarifa na nova data, o que acaba com toda a vantagem financeira. O segundo é que para fazer a mudança pode ser cobrado alguma taxa  – às vezes até 100% do que você pagou na passagem. Ou seja: esqueça!

7. Só acho esse preço nas agências de viagem, mas não no site da companhia aérea. É seguro comprar?
Sim! Acontece que muitas vezes as companhias fazem tarifas especiais para agências, tanto físicas quanto na internet. Isso é possível pela quantidade de passagens que essas agências comercializam. A lógica é parecida com o porquê é mais barato comprar nas grandes redes de hipermercados: elas conseguem baixar o preço devido à quantidade. Com isso, as agências conseguem vender passagens com bons preços, mesmo cobrando sua comissão e todos saem ganhando!

Curtiu? Agora já dá para começar a pensar naquela viagem dos sonhos. #Ficaadica

Foto: Divulgação