Economia: mecânico jaraguaense instala equipamento que reduz em até 25% o consumo de combustível

Por: Elissandro Sutil

04/07/2016 - 10:07 - Atualizada em: 04/07/2016 - 11:59

Com a alta nos valores praticados pelos postos de combustíveis, toda dica para economizar é bem vinda. Inspirado em uma reportagem que saiu há alguns anos, sobre um carro movido a água, o mecânico jaraguaense Carlos Alexandre Getelina, 40 anos, criou um aparelho que pode gerar uma economia de 25% por litro de combustível, em média. Hidrogênio e água alcalina são os “ingredientes” para esta fórmula.

Em entrevista cedida ao Jornal O Correio do Povo, ele garante que essa fórmula existe desde 1975, patenteada como patrimônio da humanidade através da parceria entre um argentino e um brasileiro, mas não há conhecimento de que o gerador de hidrogênio por eletrólise veicular tenha exploração comercial no país.

Com vasta experiência na área, Carlos é o primeiro mecânico jaraguaense que aceitou o desafio de testar e desenvolver essa técnica para criar o equipamento artesanalmente. Começou em 2003, testando no próprio Chevette 1983.

Passados 13 anos, ele já produziu o equipamento para sete clientes e se diz preparado para aceitar novas encomendas. O custo de instalação, ao lado do motor, varia entre R$ 1,2 mil a R$ 2,3 mil, dependendo do veículo. Ele explica que é possível economizar de 15% a 25% por litro, mas teve cliente que fez 44% de economia por litro.

Já no Chevette, Getelina garante que dobrou a eficiência. “Faço 22 quilômetros com um litro de gasolina. Antes, fazia uma média de 11 quilômetros por litro”, assegura. E como isso é possível? “Com 2 litros de água alcalina e pela força da eletricidade, se quebram as moléculas da água, produzindo o hidrogênio e o oxigênio”,

Outra vantagem é que com a mistura do hidrogênio com o oxigênio, a queima sai mais limpa e polui menos, porque diminui os metais pesados do ar. Segundo ele, apesar perder um pouco em potência, não compromete a eficiência, nem a durabilidade do motor.

Carlos é também é instrutor de cursos de injeção eletrônica e hoje atua na Auto Mecânica Getelina, que fica na Rua Walter Marquardt, 2883, após a ponte da Argi, no Bairro Barra do Rio Molha. O contato pode ser feito através do telefone:(47) 3376-4136.

Fonte: Sônia Pillon/OCP Online
Foto: OCP Online/Eduardo Montecino