Eclipse no Brasil confirmou teoria de Einstein há mais de um século; saiba como

Fotos registradas pelo astrônomo brasileiro Allyrio de Mattos durante o eclipse solar total de 1919, em Sobral (CE). /Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

11/04/2024 - 14:04

A pequena cidade de Sobral, situada no interior do Ceará, destaca-se por sua significativa na contribuição para a ciência e a astronomia. Em 1919, durante um eclipse solar total, assim como o que ocorreu nesta segunda-feira (8), os cientistas brasileiros e ingleses puderam verificar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein, uma descoberta crucial no início do século passado.

A teoria de Einstein, anunciada em 1915, presumia que a massa dos corpos deforma o espaço ao seu redor, causando um desvio na trajetória da luz que passa por esse espaço deformado. No entanto, essa teoria só poderia ser testada e comprovada em um eclipse solar total, quando as estrelas atrás do Sol seriam visíveis e seu brilho sofreria o desvio previsto.

O eclipse solar de 1919 foi aguardado com grande expectativa, e Sobral foi uma das localidades escolhidas para a observação científica, devido à sua posição geográfica privilegiada. Outra cidade selecionada foi a Ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe, na África. Durante o eclipse, em 29 de maio de 1919, Sobral teve condições meteorológicas favoráveis, permitindo uma observação clara do fenômeno.

Enquanto na Ilha do Príncipe o mau tempo prejudicou a visibilidade, em Sobral foram registradas 12 estrelas durante o evento. Esses registros estelares serviram como base para calcular o ângulo de desvio da luz, confirmando a Teoria da Relatividade Geral de Einstein. Posteriormente, os resultados da observação foram apresentados pelos astrônomos ingleses, tornando Einstein reconhecido mundialmente.

Dois anos depois, Einstein foi agraciado com o Prêmio Nobel de Física, não pela Teoria da Relatividade Geral, mas por outra de suas descobertas, a lei do efeito fotoelétrico.