Tradição, gastronomia e muito chope: 28ª Schützenfest começa nesta quinta-feira!

Por: Elissandro Sutil

10/11/2016 - 10:11 - Atualizada em: 10/11/2016 - 10:56

É hoje, quinta-feira (10), que a tradição do tiro, a gastronomia e a cultura alemã se reúnem em um só lugar: a Schützenfest! Considerada a maior festa dos atiradores do Brasil, a Schützen chega à 28ª edição em Jaraguá do Sul, e promete entretenimento para todos os gostos e idades.

Desfiles, marcha das majestades, apresentações de grupos folclóricos e bandas típicas, bailes e até atividades físicas e recreativas estão previstas para os 11 dias de evento.

Neste primeiro dia, os portões do Parque Municipal de Eventos abrem às 18 horas, com destaque para a sangria do primeiro barril de chope, prevista para as 20 horas, no pavilhão A. A programação conta, ainda, com a Banda Irmãos Radoll, às 18 horas, e Estrela de Ouro, a partir das 21 horas, ambas no pavilhão B. No “A”, em mesmo horário, haverá a Banda K’necus. A Festa dos Atiradores segue até 20 de novembro. Acompanhe as atrações da festa em tempo real no facebook do evento.

Veja a programação completa da festa aqui (clique para acessar).

O presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Marcelo Prochnow, ressalta essa pluralidade como uma das grandes características da festa. “Atrações culturais, gastronômicas e muita diversão. A festa conta com diversas atividades tanto para aqueles que queiram vir com a família ou amigos comer e beber um chope, quanto àqueles que gostam de bailes e bandas típicas”, enfatiza.

Bastidores

Mesas sendo carregadas, equipamentos de som instalados, barulho de solda, marteladas, caminhões e carros chegando a todo o momento, além de pessoas correndo de um lado para o outro com adereços da decoração ou equipamentos. Quem for conferir hoje, a partir das 18 horas, o primeiro dia da 28ª Schützenfest, nem imagina a correria nos bastidores do evento.

Para deixar tudo pronto para os 11 dias de festa, uma equipe com cerca de 450 pessoas – entre funcionários da prefeitura, voluntários de sociedades do tiro e contratados por empresas terceirizadas – trabalhou pesado muito antes dos portões do Parque Municipal de Eventos se abrirem. E o trabalho de toda essa equipe não para. Até o dia 20 eles seguem fazendo todos os ajustes para garantir o sucesso da Schützenfest até o ultimo segundo. Depois, quando os portões se fecharem para os visitantes, eles voltam ao parque para desmontar toda a estrutura e aguardar a próxima edição.

 

Fonte: OCP Online/Heloísa Jahn