Documentário “Meu corpo é político” será exibido nesta sexta (12), no Sesc Joinville

Por: OCP News Jaraguá do Sul

12/01/2018 - 09:01 - Atualizada em: 13/01/2018 - 14:25

O Sesc em Joinville exibe nesta sexta-feira (12) o documentário de Alice Riff, “Meu corpo é político”. A sessão gratuita ocorre no teatro da unidade às 19h30, e contará com a presença da diretora, que fará de um bate-papo no final da exibição.

O filme aborda o cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo: Linn da Quebrada, artista e professora de teatro, Paula Beatriz, diretora de escola pública no Capão Redondo, Giu Nonato, jovem fotógrafa em fase de transição, e Fernando Ribeiro, estudante e operador de telemarketing. A câmera de Alice Riff conduz o olhar do espectador pelas narrativas diárias desses personagens para levantar questões sobre temas relevantes do contemporâneo como transgênero, representatividade social e identidade de gênero.

O documentário traz um olhar original sobre o tema ao fugir dos padrões recorrentes e não retratar transgêneros e travestis em situações de violência e prostituição. Em “Meu corpo é político” a violência surge em diversas camadas do cotidiano e a luta contra a transfobia onipresente aparece sob forma da resistência representada por atos aparentemente banais como sair de casa, frequentar faculdade, ter emprego, se relacionar e ter momentos de lazer.

O documentário foi filmado no primeiro semestre de 2016 e teve sua estreia mundial em abril de 2017 no VisionsduRéel, importante festival de documentários em Nyon, Suíça. Também foi exibido na Competição de Direitos Humanos do BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires (estreia latino-americana) e ganhou o Prêmio Olhares Brasil na estreia brasileira no 6º Festival Internacional de Cinema de Curitiba – Olhar de Cinema, no 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e no DocSP 2017. Recebeu também o prêmio Stajano no 38º Lovers Torino LGBTQI Visions em sua estreia na Itália.

Saiba mais: | Assista ao trailer da produção

Saiba Mais: | Ficha técnica “Meu corpo é político”

2017, 71 min, SP, 12 anos

Direção e roteiro: Alice Riff

Com Fernando Ribeiro, Giu Nonato, Linn da Quebrada e Paula Beatriz.

Produção: Studio Riff, Paideia Filmes.

Produtor executivo: Heverton Lima

*Com informações do setor de Cultura do Sesc Joinville