Documentário “As Bicicletas e a Cidade” é exibido pelo Arquivo Histórico de Joinville

Foto: Divulgação

Por: Tanara Fagundes

14/11/2019 - 14:11

A Prefeitura de Joinville, em parceria com a Secretaria de Cultural e Turismo, por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), exibirá o documentário “As bicicletas e a cidade”, de Fellipe Giesel.

O longa retrata a fase de intensa industrialização de Joinville no século XX, recebendo milhares de migrantes em busca de trabalho.

Nesse período, as bicicletas tornaram-se o principal meio de transporte da população, fazendo com que Joinville ficasse conhecida como a “Cidade das Bicicletas”.

Lançado em 2016, o documentário é o primeiro longa-metragem de Giesel. Fotografias, filmes antigos e depoimentos de pessoas que viveram a “Cidade das Bicicletas” contrastam com a perspectiva e os relatos de pessoas que utilizam a bicicleta em Joinville nos tempos de hoje.

Após a apresentação, será realizada uma roda de conversa sobre o tema.

Idealizador, roteirista e diretor do documentário, o joinvilense Fellipe Giesel registrou, com câmeras presas aos próprios entrevistados, a visão subjetiva dos que utilizam a bicicleta atualmente em Joinville.

“As Bicicletas e a Cidade” traz, para aqueles que não pedalam, uma amostra das dificuldades pelas quais passam os ciclistas (inclusive cadeirantes) e deixa indagações sobre estes problemas.

O documentário será exibido, gratuitamente, no dia 19 de novembro, às 19 horas, no Arquivo Histórico de Joinville.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger