Religião: qual a diversidade de crenças que temos em Jaraguá do Sul?

Por: Claudio Costa

21/01/2016 - 15:01 - Atualizada em: 21/01/2016 - 15:41

Nesta quinta-feira (21), é comemorado do Dia Mundial da Religião e também o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.

Pensando no tema, o Por Acaso fez um levantamento para apresentar as principais religiões praticadas em Jaraguá do Sul e propagar a beleza dessa diversidade. Ouvimos evangélicos, luteranos, budistas, católicos, umbandistas e espiritistas, pedindo que cada um dos representantes entrevistados deixasse uma mensagem para a comunidade jaraguaense. Confiram o resultado:

Budismo

O budismo tem uma sede comunitária em Jaraguá do Sul, localizada no bairro Ilha da Figueira. Segundo Marilene Kostetzer, representante dos integrantes da comunidade budista, aproximadamente 40 famílias praticam o budismo no município.

“Lutar pela dignidade e pela vida”, Marilene Kostetzer.

Espiritismo

O Por Acaso apurou que há três centros espíritas em Jaraguá do Sul. Um deles, o Centro Espírita Divino Mestre, localizado no Czerniewicz, recebe em média 400 pessoas por mês. O IBGE estima que hajam 782 praticantes do espiritismo na cidade.

“Minha mensagem amorosa e sincera à comunidade jaraguaense é a de que continue a aceitar e prestigiar a doutrina espírita como real doutrina cristã que é, vendo em cada pessoa um irmão em Cristo e Humanidade, de vez que Deus é nosso amantíssimo Pai e Criador. Aos queridos irmãos Espíritas que militam na bendita Seara de Jesus nesta cidade, nossa amorosa palavra de incentivo ao Ideal espírita, de muito amor fraterno e de que jamais se esqueçam da prática da vera caridade, dentro do espírito de muita humildade em sua vida do dia-a-dia, conforme os preceitos encontrados no evangelho de Jesus”, Augusto Hermes Schmidt, um dos fundadores do Centro Espírita Divino Mestre.

Igreja Católica

Ao todo, a Igreja Católica tem 20 comunidades ligadas às sete paróquias na cidade. Cerca de 4 mil fiéis frequentam as missas nos fins de semana na Paróquia São Sebastião, no Centro. Segundo o IBGE, há 100.321 católicos apostólicos romanos em Jaraguá do Sul.

“No Ano Santo Jubilar, sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso (Lc 6, 36). A todos os fiéis em Cristo, no amor de Maria, um abençoado ano em suas realizações espirituais e pessoais”, padre Lindolfo Neves Braga, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora.

Igreja Evangélica

O Copase (Conselho dos Pastores Evangélicos de Jaraguá do Sul) tem 80 igrejas evangélicas pentecostais e neopetencostais registradas. De acordo com o presidente da entidade, pastor Gilberto Vogel Júnior, cerca de 20 mil pessoas frequentam as igrejas na cidade. O IBGE estima que 36.746 munícipes são evangélicos.

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”, pastor Gilberto Vogel.

Igreja Luterana

A Igreja Luterana conta com 40 comunidades em Jaraguá do Sul. Segundo o pastor Daniel Andeas Port, da Comunidade Apóstolo Pedro, no Centro, estima-se que há 30 mil luteranos na cidade.

“Nós cremos que Jesus cristo foi enviado por Deus para salvar o ser humano pecador”, pastor Daniel Andeas Port.

Umbanda

Estima-se que hajam 28 terreiros de Umbanda na cidade, mas apenas quatro deles são oficiais. Um deles é a Tenda de Umbanda Ogum Ronte Mato, localizado no bairro Rio Molha. De acordo com Paulo Orlantin, babalorixá do terreiro, 600 pessoas participam dos encontros.

“Fazer o bem sem olhar a quem, sem distinção de raça ou religião”, babalorixá Paulo Orlantin.