Muitos pais já devem estar se perguntando o que vão fazer com os filhos durante as férias escolares que se aproximam. E haja criatividade para entreter a criançada em casa por duas semanas. Uma opção bacana é aproveitar as colônias de férias e os espaços recreativos. Na zona Norte de Joinville, uma opção legal é aproveitar o espaço e as atividades da ADE (Ação Desportiva Embraco.

Uma das atrações é participar de aulas de basquete do time Blackstar. Por lá também há lugares seguros para andar de bicicleta, jogar vôlei e até fazer aquele delicioso piquenique. E o melhor, com muitas atividades gratuitas, tanto para funcionários da Embraco, quando para a comunidade em geral.

O local funciona de domingo a domingo. As atividades na Associação começam cedo, a partir das 5h. Cercada pelo verde e com uma ampla estrutura, a ADE possui estacionamento gratuito, duas quadras sintéticas, dois ginásios poliesportivos, duas quadras de vôlei de areia, três quadras de tênis, campo de futebol oficial, campo de futebol suíço, pista de atletismo, academia, dez quiosques, dois restaurantes, uma lanchonete, sala de jogos, pista de boliche e cinco parques infantis.

Atividades para toda a família

A Associação já faz parte do cotidiano de colaboradores da Embraco e seus dependentes, além de pessoas da comunidade. Difícil não encontrar, a qualquer hora do dia, alguém se exercitando; praticando algum esporte; fazendo sua refeição ou mesmo um piquenique em família. Que o diga a família Oliveira: a mãe, Sílvia Cristine Effting, faz academia; o pai, Deni de Oliveira, joga futebol todas as quintas-feiras com um grupo de amigos, além de fazer treinamento funcional; o filho Eduardo Felipe, de dez anos, está na escolinha de futsal e até o ano passado fazia judô. E a mais nova integrante da família, Rafaela Carolina, 1,8 meses, é frequentadora assídua dos parquinhos.

Moradora do bairro Costa e Silva, a família frequenta a ADE desde que o filho mais velho nasceu. “Os parques são bons, estão sempre limpos e bem cuidados. Tem estacionamento gratuito, dá para comprar água na lanchonete, tem a comodidade dos banheiros, segurança e tudo isso aberto à comunidade. É um dos principais pontos de lazer da minha família”, testemunha Sílvia. “Nas férias, meu filho sempre combina com os amigos de jogar bola e faz novas amizades aqui na ADE”.

Atividades gratuitas e cursos pagos

Além de diversas atrações e modalidades gratuitas, a Associação também oferece serviços pagos, com valores bastante atrativos, como academia, escolinhas, alimentação e aluguéis de espaços para eventos.

Aos sábados de manhã, meninos de cinco a 15 anos, divididos por categorias, têm a chance de aprender e praticar este esporte de graça com um professor graças à estrutura da recreativa e à parceria com o município.

Diversão para os pequenos está garantida no parque infantil da ADE | Foto André Koposh

A ADE também é palco de torneios, celebrações e eventos da Embraco, como a Oliembraco, olimpíada interna de colaboradores que este ano chegou a 31ª edição, exposição de carros antigos, jogos do Sesi, jogos de basquete com times da cidade, campeonatos de tênis e de futebol de salão entre outros eventos que entram no calendário ao longo do ano.

“Nossa Associação respira e inspira saúde e bem-estar. Além de oferecer um ambiente seguro e familiar, com equipamentos de qualidade, é um exemplo bem-sucedido de integração entre iniciativa privada e comunidade, tornando-se referência no calendário de eventos esportivos e sociais do Estado”, finaliza Claudemir dos Santos, diretor de Operações Brasil na Embraco e presidente da ADE.

Atrações gratuitas para as férias escolares

  • Escolinha de Basquete de Férias, das 14h às 18h. Meninos podem participar das aulas de basquete do time Blackstar;
  • Cinco parques infantis abertos à comunidade, com brinquedos para crianças de 1 a 12 anos;
  • Pista de atletismo - espaço ideal para andar de bicicleta, fazer caminhadas e brincadeiras ao ar livre;
  • Streetball - quadra aberta para a prática de basquetebol;
  • Miniquadra sintética para jogar futebol;
  • Piqueniques em áreas verdes;
  • Vôlei de areia em quadra de areia.

Atrações pagas para as férias escolares

  • Boliche, das 13h às 18h, para crianças acima de 10 anos acompanhadas dos pais ou responsáveis;
  • Salão de jogos, das 13h às 18h. Espaço conta com mesas de jogos, pebolim, cama elástica, tênis de mesa, piscina de bolinha, jogos de tabuleiro, oficina de desenho;
  • Brinquedos - Espaço com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas, cama elástica, mesa de aero hokey, jogos e oficinas.