Dica de lavanderia: saiba como evitar o mau cheiro nas roupas limpas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/01/2016 - 08:01 - Atualizada em: 08/01/2016 - 08:10

Existe coisa melhor do que roupa bem cheirosa? Seguindo dicas de lavagem muito simples você pode evitar odores indesejados que possam aparecer nas suas peças.

Basicamente, o mau cheiro nas roupas que já foram lavadas tem duas origens distintas: a maneira como se deixa a roupa de molho e a maneira como elas secam na lavanderia.

Como deixar roupa de molho

Fique atento! Deixar a roupa de molho por mais tempo não significa maior remoção de manchas. Pelo contrário.

roupa molho

Foto: Divulgação

O tempo ideal é de uma hora, mas para manchas difíceis você pode aumentar o tempo em até duas horas. Observar esse período máximo é a dica mais importante da etapa de molho.

Após duas horas, a ação de qualquer detergente em pó não tem mais efeito nos tecidos. Se o molho for prolongado, os microorganismos começam a reagir com a sujeira da água. O resultado? Um cheiro desagradável, que pode ficar na roupa mesmo depois de ela estar seca. Por último, evite que as roupas fiquem expostas ao sol enquanto estão de molho.

Como secar roupa

Quando o tempo está bom, secar roupa é uma tarefa descomplicada. Mas, e em dias chuvosos? O frio e a umidade dificultam a tarefa de termos roupas sequinhas e cheirosas no armário. Você certamente já passou por isso – principalmente com aquelas peças mais pesadas, como calças jeans ou blusas de frio, ainda úmidas no varal. E o pior, com aquele cheiro desagradável característico.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O grande segredo para evitar o mau cheiro durante a etapa de secagem é deixar que o ar circule no ambiente. Lembre-se de que o local esteja sempre ventilado, com as janelas abertas. E siga algumas dicas de lavagem muito simples:

– Lave menos roupas por vez. Com o varal mais vazio, o ar circula mais facilmente e as roupas secam mais rapidamente.

– Não dobre as roupas na hora de secá-las. Deixe pelo menos um palmo entre as peças para que o ar circule. Se precisar, use cabides em vez de pregadores.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

– Se o clima estiver muito ruim e você não puder deixar as janelas da lavanderia abertas, uma opção é deixar um ventilador ligado na velocidade máxima embaixo do varal.

– Em casos extremos, talvez seja preciso forçar a secagem de alguma peça que ainda esteja úmida. Faça isso com um secador de cabelo. Nunca tente secá-la com o ferro de passar, micro-ondas ou colocando-a atrás da geladeira.

Fonte: OMO