12 dicas para você começar 2016 com sua casa organizada

Foto: Divulgação

Por: OCP News Jaraguá do Sul

05/01/2016 - 11:01 - Atualizada em: 05/01/2016 - 11:57

O nosso refúgio diário também merece se encher de novas energias para que o ano comece repleto de boas perspectivas. Para isso, nada melhor do que se render a uma boa arrumação. Algumas dicas simples são capazes de deixar a casa mais leve e o resultado reflete diretamente no nosso dia a dia.

A revista Marie Claire pediu à personal organizer Carol Rosa alguns truques certeiros e ainda consultou uma das maiores referências atuais sobre assunto, o livro “A Mágica da Arrumação”, da japonesa Marie Kondo, que entrega a arte de colocar ordem na casa e na vida.

Truques da Carol Rosa

1- Comece pelos quatro passos da arrumação
Descarte é a palavra-chave. “Isso não significa jogar tudo fora. Ao virar o ano, avalie o que você não usou nos últimos doze meses, analise a rotina dos próximos dois semestres e tudo o que a casa precisa ter para você encará-los da melhor maneira”, ensina Carol. Pegue quatro caixas e comece a separar o que será realmente descartado, o que é doação, o que irá para o conserto e o que deve voltar para o armário de imediato. Para conseguir melhores resultados, não faça isso na casa toda de uma só vez, vá aos poucos!

2- Limpar é indispensável
O momento de tirar tudo para fora e dar um fim definitivo a cada objeto é também o de faxinar todos os móveis vazios. Você só precisa de um aspirador de pó, assim como de um pano úmido e sabão neutro. Feito isso, basta retornar o que não será descartado para o seu devido lugar e de maneira categorizada. Tudo precisa ficar à vista e ser identificado de imediato.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

3- Qual a vida “inútil” de uma peça?
Segundo Carol, um ano sem uso é o suficiente para definir que um item deve sair de circulação definitivamente. “Depois desse período, todas as estações do ano já passaram, e deu tempo suficiente para que o objeto se prove importante ou dispensável”, explica a expert.

4- Mude os móveis de posição
Movimente armários, sofás, cama e o que mais for possível para assim estimular também a troca de energia. “Faça todo esse trabalho mentalizando e sentindo o momento e as mudanças que estão por vir”, aconselha Carol.

5- Recorra a alguns aliados
Cabides padronizados e caixas são objetos indispensáveis para esse momento de transformação. Flores e velas também são recursos certeiros para deixar o ambiente de cara nova no ato e sem gastar muito.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

6- A caixa curinga
Não pense que o descarte só pode acontecer apenas uma vez ao ano. É possível fazê-lo todos os dias de uma maneira bem simples. Estrategicamente, coloque uma caixa vazia dentro de algum dos armários e toda vez que algo já não fizer mais sentido ou deixar de ser usado deve ser colocado lá dentro. Esse exercício diário é facilitador e promove uma movimentação muito benéfica – armários sempre limpos, peças em constante uso, nada de acúmulo e doações frequentes.

As dicas de Marie Kondo

7- A ordem de arrumação é superimportante
Comece sempre pelo que tem menor valor sentimental e de raridade. A melhor sequência é: roupas, livros, papelaria, itens variados e, por fim, objetos de apego emocional, incluindo presentes e lembranças. Para fazer o trabalho com mais eficiência, divida a primeira categoria em subcategorias: blusas, partes de baixo, roupas de pendurar, meias, lingeries, bolsas, acessórios, roupas para ocasiões específicas (biquínis, uniformes, etc) e sapatos.

8- Você não precisa guardar tudo o que ganha
E isso não deve pesar a consciência. “O objetivo de um presente se cumpre na hora em que o recebemos”, explica Marie. Por isso não tenha medo de se desfazer de lembranças que recebeu e nunca usou.

9- Separe por categoria, não por localização
Assim você evita que gavetas de cômodos diferentes tenham as mesmas coisas. A raiz do problema reside no fato de as pessoas guardarem os mesmos itens em mais de um lugar.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

10- Qual foi a última vez que você abriu um manual de instruções?
Desfaça-se deles, pois não servem para nada. A mesma regra  vale para tudo o que você pode buscar pela internet, como comprovantes de pagamento e documentos que podem ser digitalizados.

11- Prefira dobrar a pendurar roupas
Ainda que isso dependa da espessura, é possível guardar de 20 a 40 peças no mesmo espaço em que se penduram 10 cabides.

12- “Livros que você pretender ler um dia”…
…Equivale a “livros que você nunca vai ler”. Leia-os agora ou livre-se deles.

 Fonte: Marie Claire