Dia Mundial do Meio Ambiente terá atividade especial em Pomerode

Foto: @cezarbiologo

Por: OCP News Vale

01/06/2021 - 10:06 - Atualizada em: 01/06/2021 - 10:41

É comum que as pessoas relacionem o trabalho do paleontólogo apenas com os fósseis de dinossauros, mas esses cientistas dedicam-se a estudar os vestígios e evidências de todos os seres vivos que viveram no passado. Por isso a Vila Encantada, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente e ao Junho Verde, realizará uma atividade Especial: “O Paleontólogo Encantado e a Megafauna”. A Atividade acontecerá todas as sextas-feiras do mês de junho e no sábado dia 05, Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A proposta é apresentar o trabalho realizado pelo paleontólogo, para que crianças e adultos possam acessar o passado através de alguns fósseis reais da megafauna pré-histórica, que foram disponibilizados em parceria com o CenPaleo. Com isso pretendemos traçar um paralelo do evento de extinção em massa dessas espécies com as espécies atuais, que agora, correm o risco de terem o mesmo destino, desaparecerem da terra”, explica Cezar Santos, Educador Ambiental da Vila Encantada.

A Atividade reforça a importância de manter os ecossistemas saudáveis e convida para um ato simbólico, em que todos poderão contribuir para a restauração dos ecossistemas plantando uma semente, representando a esperança em um mundo mais sustentável, afinal o momento é agora, e essa é a geração que pode fazer as pazes com a natureza!

Mas o que é Megafauna?

É um termo utilizado para referir aos animais de grandes proporções como os elefantes, rinocerontes, girafas, hipopótamos e baleias. Entretanto, a associação do termo é mais utilizada com os animais já extintos como: mamute, mastodonte, preguiça gigante, tigre dente de sabre, megalodonte e também os dinossauros. Quem nunca ouviu falar de Manny, Diego e Sid, da Era do Gelo, não é mesmo?
Além dos dinossauros, a extinção da megafauna pré-histórica também foi um evento de extinção em massa, que ocorreu simultaneamente em várias partes do planeta. Cientistas apontam que estamos a caminho de uma sexta extinção em massa e, nesse cenário, podemos destacar que todos os animais representantes da megafauna atual, encontram-se ameaçados de extinção.

Demais atividades do Dia do Meio Ambiente

Além da atividade especial o Parque Vila Encantada oferece muita aventura e diversão. Conta com réplicas de dinossauros em tamanhos reais, muito espaço ao ar livre, com natureza e liberdade para correr e brincar.
O parque oferece outras atividades pedagógicas como: Oficina de Fósseis, Exploração aos Dinossauros e a Caça ao tesouro, são atrações que utiliza o lúdico como recurso para potencializar o processo de aprendizagem, pois o lúdico faz parte da natureza da criança, é uma linguagem inerente a ela.

O que é a Vila Encantada?

A Vila encantada é um parque de experiências que fica no centro de Pomerode, município de Santa Catarina. O parque conta com uma área arborizada e oferece oportunidades de descanso e diversão para toda a família. Além disso, diversas vilas temáticas e brinquedos para adultos e crianças proporcionam um convite ao mundo da fantasia que é a proposta do parque.
Segundo a ONU as áreas urbanas ocupam menos de 1% da superfície terrestre, mas abrigam mais da metade de sua população e, apesar de suas construções, tráfegos e industrias podem contribuir significativamente para a qualidade de vida e o bem-estar humano.
A Vila, prioriza as experiências positivas das famílias e se preocupa com o encantamento, a diversão e a alegria de seus visitantes. Ela faz parte da sociedade e reconhece que essas experiências só serão possíveis se existir esperança, se acreditarmos que podemos contribuir para o benefício das pessoas e também da natureza.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.