O dia 28 de fevereiro foi escolhido simbolicamente como o momento ideal para refletir sobre os excessos do Carnaval, uma época conhecida por festas extravagantes e consumo abundante de álcool em muitos lugares do mundo.
Embora o “Dia Mundial da Ressaca” seja uma ocasião humorística, é uma oportunidade para lembrar a importância do consumo responsável de álcool.
Confira algumas dicas para ajudar na ressaca:
1) Beber água
A mais clichê das dicas, que todo mundo já ouviu. A bebida alcoólica é diurética e faz com que seu corpo perca muita água, então, essa perda precisa ser reposta para que tudo volte a funcionar normalmente e a dor de cabeça alivie.
2) Suco de frutas / Água de coco
Além de também cumprirem o papel de reidratar, esses líquidos trazem alguns bônus. A frutose presente na água de coco e nos sucos acelera o metabolismo e ajuda a queimar o álcool que ainda está no corpo.
3) Comer banana e bolachas salgadas
A banana é rica em potássio, o que ajuda a repor os nutrientes. Bolachas salgadas (sem recheio) também são uma boa aposta. Evite comer frituras e alimentos que demoram para serem digeridos.
4) Brócolis e outros alimentos com cisteína
Uma das coisas que ajuda na cura da ressaca é a liberação de todo o etanal ainda presente, ele é uma toxina gerada pela reação do álcool em nosso corpo e pode causar tontura, náuseas e outros sintomas. A cisteína, encontrada em alimentos como brócolis, cebola, soja, pimenta e gérmen de trigo, é responsável pela eliminação do etanal.
5) Repouso e banho ‘gelado’
Se rolar, tire um tempinho assim que possível para descansar, é importante que você poupe energia e se preserve. O banho pode ajudar a alivar os sintomas de enjoo, tontura e mal estar.