Dia 1º de agosto é o Dia Mundial da Cerveja e muitos vão comemorar a data tomando uma bem geladinha. Mas, e quem tem diabetes? Também pode participar da festa?
A cerveja é feita a partir da fermentação de cereais, em especial a cevada maltada, água, lúpulo e leveduras. O resultado é uma bebida com carboidratos, álcool e pequenas quantidades de minerais. “Algumas versões, como as artesanais e até mesmo comerciais, podem ter ainda açúcar, frutas ou especiarias, alterando o teor calórico e glicêmico”, alerta Tarcila Campos, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Pesquisa: Gestão Lula é desaprovada por metade dos brasileiros
Se você tem diabetes, o consumo de cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica pode causar hiperglicemia ou hipoglicemia. Além disso, as bebidas alcoólicas têm muitas calorias. Assim, moderação é chave, pois, em excesso, aumenta o risco de hipoglicemia, especialmente para quem usa insulina ou medicamentos com efeitos hipoglicemiantes. Sobre as calorias, o álcool fornece 7 kcal por grama, sem nenhum nutriente essencial.
A Sociedade Brasileira de Diabetes também recomenda muita atenção com a cerveja sem álcool. “Muitas versões têm açúcar adicionado e podem impactar a glicemia. Leia o rótulo e prefira as opções com menos carboidrato”, explica Tarcila.
Pesquisa: Gestão Lula é desaprovada por metade dos brasileiros
A cerveja pode, em alguns casos, fazer parte da rotina de forma esporádica e planejada, desde que sejam feitas as adaptações nutricionais adequadas e, se necessário, ajustes na medicação. Por isso, é fundamental conversar com o(a) nutricionista e o(a) médico(a) para entender como incorporar esse consumo de forma individualizada, reduzindo riscos e promovendo escolhas mais conscientes.
Para quem não tem diabetes, a Sociedade Brasileira de Diabetes também recomenda cautela. O consumo excessivo de álcool, inclusive cerveja, aumenta o risco de diabetes em até 78% segundo estudos. Não existe uma quantidade considerada totalmente segura para o controle glicêmico ou prevenção da doença.
Dicas para uma comemoração sem problemas
Monitore sua glicose antes e depois de beber.
Nunca beba de estômago vazio: isso pode aumentar o risco de hipoglicemia. O ideal é consumir junto com uma refeição equilibrada.
Hidrate-se, pois a água ajuda a reduzir os efeitos do álcool e facilita o controle da glicemia.