Do pólen ao mel, as abelhas representam um papel fundamental para a manutenção da biodiversidade. Por isso, esses pequenos insetos têm um dia dedicado especialmente a elas, 20 de maio. Com mais de 20 mil espécies espalhadas pelo mundo, elas ajudam a manter plantas, flores e alimentos vivos, e merecem toda atenção e cuidado para continuarem voando por aí. Descubra 5 curiosidades sobre esses pequenos bichinhos a seguir:
1. Brasil está entre o país com o maior número de espécies de abelhas na América Latina
No país existem cerca de 1.500 espécies de abelhas nativas. de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outros países que possuem grande número de espécies é o México e a Colômbia.
2. Uma única abelha da espécie melífera visita cerca de 7 mil flores por dia
As abelhas realizam um trabalho árduo, visitando milhares e flores por dia e produzirem o mel. Para produzir 500 gramas de mel é necessário mais mil abelhas trabalhando a vida toda.
3. As abelhas se comunicam por meio da dança
Para se comunicarem entre si as abelhas realizam uma combinação de movimentos, o que facilita a vida na colmeia. Um exemplo é a dança circular, que indica a existência de alimentos a menos de 15 metros de distância. A combinação de movimentos mostra o caminho e a fonte.
4. As abelhas possuem uma memória de dar inveja
Não importa o quão longe de casa as abelhas irão, elas nunca erram o caminho de volta.
5. Toda colmeia precisa ter uma abelha rainha
A abelha rainha é a única completamente desenvolvida sexualmente, ela é responsável por colocar todos os ovos, manter a ordem da colmeia e saúde das operárias.