O dia Internacional do Folclore foi comemorado nesta quarta-feira (22). Ao definir a cultura de tradição oral como um de seus campos de atividades significativas, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, órgão de Políticas Culturais do Município de Florianópolis, procura aliar duas vertentes de sua filosofia de trabalho.

- Valorização da cultura popular local

- Desenvolvimento artístico e cultural nas comunidades

Através de apresentações em locais públicos, a Fundação Franklin Cascaes busca garantir a valorização e o fortalecimento das manifestações culturais que têm suas raízes nas tradições populares.

Demonstrando nessas ações as diversas expressões artísticas e culturais existente em nosso município. A importância deste evento transcende a dimensão quantitativa da sua programação.

Mais do que um evento que se esgote em si mesmo, queremos abrir um espaço que propicie a preocupação do poder público com a cultura popular e étnica existente em nosso município.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, estarão realizando nesta sexta-feira (24) e  neste sábado (25), ações culturais no entorno do Mercado Público, alusivo ao mês do Folclore.

Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro.

Dia 24/08 – Sexta-feira das 10 ás 16hs

10:00- Boi de mamão da ONG Gente Amiga-Comunidade do Morro do Horácio

11:00- Tarrafas, Rendas, Cerâmicas e Desenho de Ateliê

14:00- Coral da Escola Livre de Artes (ELA)

15:00- Boi de mamão da Escola livre de Artes (ELA)

16:00- Raízes da música popular brasileira-Orquestra de Choro da ELA

23

10:00- Grupo Shimadaiko de Taikô-Associação Nipo Catarinense

10:30- Velha Guarda das Escolas de Samba

11:30- Coral Açoriano (Grupo Neti-UFSC)

12:00- Boi de Mamão do Pantanal

12:30- Roda de baianas das Escolas de Samba de Florianópolis

13:30- Grupo Domínio Cigano

14:00- Encerramento

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?