Dia do Vira-Lata: 7 dicas e orientações para quem pensa em adotar um animal

Adoção de animais vem caindo em Florianópolis | Foto Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

31/07/2020 - 11:07 - Atualizada em: 31/07/2020 - 11:12

No dia 31 de julho é celebrado o dia do Vira-lata e a data propõe a conscientização da população sobre a importância de resgatar e adotar os animais. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 80% dos entrevistados que tinham algum animal de estimação em casa disseram ter cães. Desses, 40% sem raça definida, os chamados “vira latas.

E vale dizer ainda que muitos animais de estimação estão sendo abandonados neste momento de quarentena e as adoções caíram em Florianópolis na casa dos 30%, segundo a Diretoria em Bem Estar Animal (Dibea).

Para a coordenadora do curso de medicina veterinária da Anhanguera São José, Thalyta Marcilio, o vira-lata é capaz de se adaptar mais facilmente aos novos lares.

“Por serem muito inteligentes, os cães possuem facilidade de aprendizagem e os vira-latas costumam ser mais dóceis, o que facilita essa interação. A melhor dica é não economizar nos carinhos e estabelecer uma relação de confiança com o animal, ainda no caminho de casa. Também é importante estar alinhado com a família, para que todos o recebam da mesma forma. Eduque-o com amor”, explica a especialista.

Além de companheiros, os vira-latas têm chances menores de adquirirem doenças ao longo da vida. “A miscigenação genética entre os cães SRD (sem raça definida) resulta numa resistência maior e consequentemente menor incidência de diversas doenças”.

A coordenadora do curso de medicina da Anhanguera São José ainda aponta os principais cuidados que o vira-lata precisa ter ao ser adotado:

  1. Ele viverá por muitos anos e necessitará de cuidados, portanto, não o abandone. Os animais sentem dor, medo, saudade, alegria, tristeza e sofrem muito ao serem abandonados. O abandono ainda pode colocar em risco a vida do animal e das pessoas – todos os dias muitos animais são atropelados ao acessarem ruas e rodovias nas cidades, por exemplo.
  2. Esteja ciente das despesas, como cuidados veterinários, castração, vacinação, vermifugação, controle de pulgas, higiene, alimentação, entre outros. Não é demais lembrar que, por uma questão de bem-estar e segurança, ele não deverá ficar preso em correntes e não poderá sair à rua desacompanhado, então ele também exigirá do orçamento e cuidados. Os animais de estimação trazem muita alegria para as nossas casas, então nada é mais importante do que o carinho e atenção.
  3. Se você já possui um outro cão, não pode esquecer de dar a mesma atenção a ambos. Se possui um gato, deve considerar que eles não são muito sociáveis e você deverá adotar um cão que consiga viver em harmonia com o felino, além de fazer com que eles interajam aos poucos. Com paciência, é possível conviver de forma tranquila e estabelecer uma relação de amor e confiança com ambas as raças.
  4. Cada animal tem a sua personalidade, mas é importante adotar um comportamento adequado ao seu estilo de vida. Por exemplo: um animal mais ativo precisará de um tutor que também seja ativo, caso contrário, poderá concentrar sua energia em rasgar roupas, móveis da casa, cavar buracos e outras artimanhas. Lembre-se que filhotes passarão por essa fase de “destruir” objetos. É preciso ter muita paciência e educá-los de forma correta desde o começo.
  5. Você precisará providenciar uma identificação para o seu animal. Alguns cães são doados já microchipados, mas você poderá encontrar plaquetas de identificação em petshops ou até mesmo optar pela microchipagem. A identificação pode ajudar a encontrar seu pet, caso ele fuja. Fique atento aos portões, pois o cuidado não é demais.
  6. A maioria das pessoas procura filhotes para adoção, o que pode fazer com que cães adultos passem sua vida toda nas ruas ou em abrigos. Quando são idosos, as chances de adoção diminuem ainda mais. Dê preferência para adotá-los, lembre-se que muitas outras pessoas estão à procura de filhotes e você pode ser a esperança desse animal adulto, idoso ou até mesmo com algum tipo de deficiência física, como os amputados ou politraumatizados.
  7. Lembrem-se que há uma legislação que preza pela saúde e bem estar de todos os animais e infringi-la é crime. Por isso, quando resolver adotar um animalzinho esteja ciente de todas as suas obrigações e responsabilidades como tutor. Adoção é um ato de amor aos animais, ao próximo e também ao nosso planeta.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp