Puro ou em suas muitas variações… carioca, pingado, cappuchino, americano, expresso, mocacchino... Nesta segunda (24), é Dia Nacional do Café, que homenageia essa que é uma das bebidas mais consumidas no mundo, e que tem o Brasil como o maior produtor e exportador, seguido do Vietnã e da Colômbia.

E sabe a razão da escolha desse dia? Porque, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 24 de maio marca o começo da colheita do café no país. E neste ano, será realizada a primeira Semana do Café, que acontece até o próximo dia 29. O objetivo é promover o consumo do café de qualidade e divulgar as ações da instituição.

Agora vamos falar sobre as propriedades do café: quando consumido até 4 vezes ao dia, aumenta a capacidade de concentração; e a cafeína, seu princípio ativo, evita a depressão e o mau humor.

Uma pesquisa recente mostra também que beber pelo menos duas xícaras de café por dia pode aumentar a expectativa de vida dos consumidores em até dois anos. Tem mais: a borra do café, aquele pozinho que resta depois de coar a bebida, é um ótimo adubo.

  • Fonte: Agência Brasil