Desidratação no verão: saiba como identificar e tratar

Foto Agência Brasil/EBC

Por: Elissandro Sutil

21/01/2019 - 10:01

No calor do verão, é importante prestar atenção à ingestão de líquidos para evitar um problema muito comum nessa estação do ano, a desidratação, que é a perda da água do corpo, incluindo eletrólitos vitais como sódio, cloreto e potássio.

A água representa cerca de 60% do peso corporal em adultos e até 75% do peso corporal em bebês.

“Precisamos dela para funções importantes, como a regulagem da temperatura do corpo, a manutenção da saúde da pele e das articulações, a digestão dos alimentos, a remoção de resíduos e para auxiliar o cérebro a trabalhar em sua melhor forma”, afirma Patrícia Ruffo, nutricionista e Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott no Brasil.

Em estágio mais elevado, a desidratação pode causar complicações sérias, como convulsões, insuficiência renal e queda no volume de sangue, o que consequentemente afeta a pressão arterial.

Pessoas de todas as idades, mesmo se forem completamente saudáveis, estão sujeitas a um quadro de desidratação, mas bebês, crianças e idosos estão especialmente propensas a esse risco.

“A desidratação se torna uma preocupação quando uma pessoa perde apenas 3% da água do corpo”, ressalta Patrícia. Para um bebê de 2,25 kg isso se traduz em apenas 236,5 ml (cerca de um copo de água pequeno), portanto, a desidratação pode acontecer rapidamente.

Quando se trata de adultos idosos, eles podem ter um baixo volume de fluidos por vários motivos diferentes.

Um deles é que a sensação de sede se torna menos aguçada com a idade. “Eles podem simplesmente se esquecer de tomar água e nem perceber que não beberam líquido suficiente”, lembra a nutricionista.

Existem outras causas de desidratação, como, por exemplo: tomar medicações como diuréticos, que acabam desidratando a pessoa, ou evitar beber líquidos suficientes simplesmente para reduzir as idas frequentes ao banheiro.

Os sintomas

A desidratação pode tornar a maioria das pessoas irritáveis e letárgicas, mas os sintomas podem variar de idade para idade.

“Bebês podem não produzir lágrimas, ter a boca seca ou uma febre de baixo grau, e podem parar de molhar as fraldas. Os adultos podem apresentar tontura ou sentir sede, dor de cabeça, constipação ou pele seca, e a urina pode ser mais escura e concentrada do que o normal (geralmente transparente ou de cor amarela muito clara) ”, alerta a nutricionista.

“Como os bebês são afetados rapidamente pela perda de fluidos, é fundamental ligar para o pediatra assim que suspeitar de uma desidratação e continuar com a alimentação normal, conforme necessário”, diz Patrícia.

Como proceder

Caso as evidências apontem para a desidratação, um copo de água é um bom começo, mas também é possível prosseguir com uma solução de reidratação oral.

“Quando perdemos fluido devido ao suor, ao calor, à diarreia e ao vômito, os corpos também perdem eletrólitos — como sódio, potássio e cloreto — necessários para manter o equilíbrio de fluidos e manter o sistema nervoso e músculos funcionando de forma adequada”, explica.

A reidratação oral pode ajudar a restaurar estes eletrólitos perdidos. Não se deve usar água de coco, isotônicos, refrigerantes, sucos industrializados ou energéticos para reidratação, por apresentarem osmolaridade e conteúdo de sódio inadequados para a reposição hidroeletrolítica.

“Também é importante ter em mente que a hidratação não se trata apenas do que bebemos, pois, os alimentos somam aproximadamente 20% da ingestão diária de água. Por isso, opte por alimentos ricos em água como frutas, vegetais, aveia, sopa, iogurte entre outros”, finaliza.

Com informações de assessoria de imprensa.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?