Os quatro anos do Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville,  serão comemorados com gente botando a mão na massa e fazendo arte por todos os cantos do local. Do jardim às salas de exposição, ele estará aberto neste sábado (24) a qualquer um que goste de desenhar, sabendo ou não o que é o urban sketchers. A atividade, gratuita, acontece das 14h às 17h.

Movimento mundial de desenho de observação, o urban sketchers (esboços urbanos, em português), se baseiam em retratar as cidades onde se vive ou visita (casas, detalhes arquitetônicos, jardins, pessoas e monumentos). Ao registrar as paisagens e cenas cotidianas com seus cadernos, lápis e bancos dobráveis, os adeptos do movimento de certa forma resgatam o antigo hábito dos artistas viajantes.

“Cada cidade possui luz, cores e atmosfera próprias, e cada sketcher traz uma infinidade de técnicas, pontos de vista e lembranças, o que torna único o trabalho desses artistas”, ressalta Simon Taylor, designer gráfico e organizador do evento.

Estão confirmados grupos organizados de sketchers de Joinville, Florianópolis e Curitiba, mas qualquer pessoa que goste de desenhar pode participar. Não é necessária inscrição. Finda a atividade, todos os trabalhos serão expostos no instituto, num varal gráfico ao ar livre.