30 fotos de TODAS as rainhas da Schützenfest que contam a história de beleza da festa

Por: Gustavo Luzzani

22/08/2018 - 11:08 - Atualizada em: 25/10/2019 - 10:45

A 31ª edição da Schützenfest está chegando e promete muita diversão e resgate da cultura germânica. Em 2019, o evento acontece entre os dias 7 e 17 de novembro.

A Schützenfest é um momento para conhecer a gastronomia, as músicas e a cultura alemã em geral, além de promover uma integração bacana entre os jaraguaenses e pessoas de fora que vem visitar a festa.

A festa também promove competições de tiro e a disputa pela realeza da Schützen. E para relembrar um pouco de todas as suas edições, fizemos uma lista com as 30 mulheres que já alcançaram a coroa da Festa dos Atiradores. Confira!

Sociedades que mais elegeram rainhas

Encabeçando a lista das sociedades que mais tiveram rainhas na história da Schützenfest está a Sociedade Amizade, com 7 coroas.

Na segunda posição, com duas rainhas a menos, vem o Botafogo Futebol Clube. Em terceiro está a sociedade de Guaramirim, a Diana, com três rainhas, o mesmo número do Clube Atlético Baependi.

Fechando a lista temos: Sociedade Aliança, Sociedade Alvorada, Centenário e Sociedade Recreativa Vieirense, com duas coroas cada.

Com apenas uma rainha estão as sociedades Hansa Humboldt, Sociedade de Atiradores do Ribeirão Grande da Luz, 25 de Julho e a Sociedade Rio da Luz – Salão Barg.

Conheça agora as 30 rainhas da Schützenfest!

1989 – Sonéia Hornburg (Sociedade Aliança)

Sonéia ao lado das majestades do tiro no alvo | Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Motivos para se orgulhar da Sociedade Aliança não faltam para os membros. Além de sediar tradicionais eventos como a Kolonistenfest, o clube já foi casa da Schützenfest e elegeu a primeira rainha do evento.

Sonéia Hornburg foi a responsável por representar a Sociedade e carregar a primeira coroa da Festa dos Atiradores, em 1989.

1990 – Tânia Grutzmacher (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Os primeiros momentos da Schützenfest foram de poucos espaço para as mulheres, que não participaram das competições de tiro na primeira edição da festa.

Na segunda edição, marcada pela inserção das mulheres no tiro ao alvo, Tânia Grutzmacher, foi a grande majestade do evento.

1991 – Chresta E. Danker (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

1992 – Marli Roeder (Sociedade Aliança)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

1993 – Joucemeri M. Schwarz (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

1994 – Marli Mathias (Sociedade Alvorada)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Representando a Sociedade Alvorada, Marli Mathias foi a mulher que acabou com a hegemonia loira na Schützenfest. Ela foi a primeira rainha de cabelos escuros, que conseguiu alcançar a coroa da Festa dos Atiradores.

1995 – Marisa Steinert (Botafogo Futebol Clube)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Após um amplo domínio da Sociedade Amizade nas primeiras edições da Festa dos Atiradores, o Botafogo Futebol clube começou a reinar, elegendo três rainhas seguidas. A primeira foi Marisa Steinert, na sétima edição do evento.

1996 – Adriana Maria Camprecher (Botafogo Futebol Clube)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

A oitava edição foi um ano de mudanças na Schützenfest e o começo de uma nova era. Foi em 1996 que Adriana Maria Campregher se tornou a primeira rainha eleita pela beleza e desenvoltura, modelo que dura até os dias atuais.

Até 1992, as rainhas eram eleitas por votação. Entre 1993 e 1995, a escolha se dava pela competição de tiro. Atualmente, com 39 anos, Adriana mora em Pouso Alegre, em Minas Gerais, é fisioterapeuta e mãe de um casal de gêmeos de oito anos.

1997 – Vanessa Camprecher (Botafogo Futebol Clube)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Há 21 anos, a coroa continuava no Botafogo Futebol Clube, e mais do que isso, permanecia na mesma família. Vanessa Camprecher, irmã de Adriana, foi eleita a majestade da Schützen.

1997 marcou a última aparição do mascote querido pelos jaraguaenses, o Hans Bier, que trazia muita alegria e empolgação para a festa.

1998 – Adriana Grimm (Clube Atlético Baependi)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

1998 foi o ano da primeira vez: Foi na décima edição do evento, que o Clube Atlético Baependi teve uma representante que conseguiu alcançar a coroa da Schützenfest, conquistada por Adriana Grimm.

Há 20 anos atrás, o mascote Wilfred começou a fazer, oficialmente, parte da Festa dos Atiradores. Criado por Fernando Bastos, ele é um personagem, alegre, jovem, que retrata a comunidade com uma imagem voltada a tradição germânica no tiro.

1999 – Josiane Titz (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

2000 – Denise Langer (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

2001 – Jakeline Steinke Maba (Botafogo Futebol Clube)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

2002 – Bruna Mara Nunes (Sociedade Hansa Humboldt)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

2003 – Débora Junkes (Sociedade Diana)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Com 88 anos de fundação, mais tempo que a cidade-sede, Guaramirim, que no fim de agosto completará 68 anos, a Sociedade Diana tem muita história para contar. Em uma delas aparece Débora Junkes, que levou Diana ao reinado da Schützenfest em 2003.

2004 – Sâmara Regina dos Santos (Sociedade Diana)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Quem atingiu o reinado uma vez, não vai querer perder a coroa, né? Uma edição após ter pela primeira vez uma representante como rainha da Schützenfest, a Sociedade Diana fez a dobradinha.

A responsável por manter a coroa em Guaramirim foi Sâmara Regina dos Santos.

2005 – Camila de Lima (Sociedade Amizade)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

De cabelos escuros desde a infância, Camila de Lima foi crescendo percebendo que mulheres loiras quase sempre conquistavam a coroa na Schützenfest. Apesar de ser um sonho que foi aumetando conforme foi crescendo, ela nunca imaginava chegar a realeza.

Mas em 2005, na 17ª edição da festa, ela transformou seu sonho em realidade representando a Sociedade Amizade.

2006 – Flávia Cristina Passos (Clube Atlético Baependi)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

O Clube Atlético Baependi teve três representantes que conseguiram a coroa da Festa dos Atiradores. A segunda foi Flávia Cristina Passos, que sempre esteve muito engajada nos eventos da Schutzen, e continua com esse espírito até os dias de hoje.

Além de frequentar a festa, ela fez parte da organização, junto com sua primeira princesa, Catiana Pereira.

2007 – Aline Prüsse (Sociedade Diana)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Em 2007, a coroa ficava com uma representante da sociedade Diana, de Guaramirim, pela terceira vez em apenas cinco anos. Somente com 16 anos, Aline Prüsse, conquistou o reinado.

2008 – Camila Hansen (Sociedade Esportiva Recreativa Vieirense)

Foto Divulgação

Mesmo em meio à correria que é concluir uma faculdade, a jaraguaense Camila Hansen, sempre encontrou o tempo necessário para desfilar e participar de todos os eventos da Schützenfest.

Acostumada com a prática do tiro esportivo desde os dez anos, quando os pais a apresentaram para a modalidade, Camila compartilha outras experiências na Schützen.

Além de ter participado dos tradicionais desfiles e dos dias de festa ainda na infância, ela também foi a grande rainha da 20ª edição, devido à sua beleza e simpatia.

Em 2014, Camila voltou a reinar na Schützenfest, desta vez sendo a rainha das atiradoras.

2009 – Adriana Marquardt (Botafogo Futebol Clube)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

No ano que o Botafogo Futebol Clube completou 60 anos de fundação, Adriana Marquardt entrou para a história do clube, elegendo-se rainha da Schützenfest,

A primeira princesa escolhida foi Daniele Kreutzfeld, 20, da Sociedade Alvorada. A segunda princesa foi Bianca Bargen, 18, do Clube Baependi.

A miss simpatia foia Ana Cláudia Wargenowski, de apenas 16 anos, desbancando a rainha Adriana, que ficou em segundo.

2010 – Luciana Gnewuch (Centenário)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Após anos buscando a sonhada coroa, finalmente em 2010, o Salão Centenário conquistou o reinado máximo na Schützenfest.

A rainha, Luciana Gnewuch, disse na época que a vitória era para a comunidade de Rio da Luz.

“É uma alegria muito grande. Para mim é um orgulho imenso representar o Rio da Luz e o Salão Centenário.

2011 – Sandra Mara Wagenknecht (25 de Julho)

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Apenas 19 anos, essa foi a idade com que Sandra Mara Wagenknecht conquistou a coroa da 23ª Schutzenfest. Ao lado da representante da Sociedade 25 de Julho, reinaram outras duas jovens.

Bruna Westphal Bargen, de 19 anos, do Clube Atlético Baependi, foi a primeira princesa e Nilvane Vieira do Prado, de 18 anos, da Sociedade Guarani, foi a segunda princesa.

Para Sandra, a Schützenfest representa a cultura de Jaraguá do Sul e é uma festa que deixa os mais velhos alegres e orgulhosos por verem a tradição permanecer viva no coração do povo jaraguaenses. Ela também destacou a parte da integração do evento.

“Proporciona uma grande confraternização entre amigos e uma oportunidade que conhecer outras pessoas”, destacou a rainha da 23ª Schutzenfest.

2012 – Brenda Dias Morais de Araújo (Amizade)

Foto Divulgação

Foi em um tom de surpresa e bastante festa que mais de duas mil pessoas torceram e conferiram a coroação na Sociedade Aliança.

Na época, com 19 anos, Brenda disse que tinha grandes expectativas, mas foi surpreendida quando se tornou a rainha.

Ao seu lado estavam duas princesas de 18 anos. Ana Caroline Postais Sacht, representando a Sociedade João Pessoa, foi a primeira princesa.

Enquanto Ana Ficagna Miotto, da Sociedade Desportiva e Recreativa Hansa Humboldt, foi a segunda.

2013 – Taimara Maria Engel (Alvorada)

Foto Divulgação

Em 2013, foi a vez de Taimara Maria Engel (Sociedade Alvorada) receber a coroa de rainha na 25ª Schützenfest. Taís Welk (Sociedade Aliança) foi a primeira princesa e Viviani Lescowicz (Sociedade Rio da Luz) foi a segunda.

Taimara aproveitou cada minuto como rainha e disse que entregou a faixa com o coração apertado, mas satisfeita pelo trabalho desenvolvido ao longo de um ano.

Ela comentou que era abordada por pessoas muito diferentes, que queriam conversar e tirar fotografias. “É preciso ter bastante desenvoltura, mas é uma oportunidade única”, salienta.

Quando passou a coroa em 2014, Taimara afirmou que não se candidataria novamente para deixar a chance para outras garotas. “Uma vez rainha, sempre rainha”, comentou na época.

2014 – Priscila da Silveira (Rib.Gr. da Luz)

Foto Divulgação

“Jura que fui eu?” exclamou Priscila de Silveira ao ser eleita rainha da 26ª Schützenfest, no baile de lançamento da edição 2014 da Festa de Atiradores.

O trio de majestades foi completado com a primeira princesa, Lais Fernanda Ramos, de 20 anos, da Sociedade Desportiva Recreativa Rio da Luz II “Salão Centenário”, e a segunda Princesa, Carla Novicki, de 25 anos, da Sociedade Hansa Humboldt, de Corupá.

Priscila representa a Sociedade de Atiradores do Ribeirão Grande da Luz e sua conquista foi de grande importância. Há 13 anos disputando a coroa, 2014 foi o primeiro, e único, que a sociedade recebeu um dos título

2015 – Raquel Rampthun (Centenário)

Foto Divulgação

Representando a Sociedade Centenário, Raquel Ramthum, foi a que mais se destacou e conquistou a maior soma de votos dos jurados na do dia 25 de novembro de 2015. Ao seu lado, forma eleitas também Laís Marquardt, da Sociedade Alvorada (1ª pricesa) e Jenifer da Silva da Sociedade Aliança (2ª princesa).

Com os olhos e sorriso irradiando de felicidade, Raquel celebrou o momento. “Estou muito feliz porque é um sonho realizado. Agora, o maior desafio é representar muito bem e à altura desta grandiosa festa” afirmou na época da coroação.

2016 – Alice Bast (Vieirense)

Foto Divulgação

A vontade de dar continuidade aos costumes trazidos por seus antepassados foi o motivo da aproximação de Alice Vogel Bast com a cultura germânica e tradição do tiro.

Frequentadora da Schützenfest desde a infância, a jaraguaense é a primeira da família que, após muitos anos de distanciamento, voltou às boas relações com os costumes e carregou o título de rainha da Festa dos Atiradoras.

O noivo teve uma grande influência na participação de Alice. Foi ele quem insistiu que ela participasse de uma sociedade e a deixou empolgada para participar da festa dos atiradores.

“O vieirense me aceitou e lá recebi a indicação de ser rainha da beleza, mas não imaginava conquistar esse título da festa”, contou um dia após a conquista.

Junto com ela, foram nomeadas Vanessa Siewerdt, da Sociedade Alvorada e Juliana Uenning, Sociedade Centenário, como primeira e segunda princesa, respectivamente.

2017 – Paula Luisa Pereira (Baependi)

Foto Divulgação

A representante do Clube Atlético Baependi, Paula Luísa Pereira (22 anos), foi coroada a rainha da Schützenfest para reinar em 2018. Completando o trio de majestades, Taís Welk (26 anos), da Sociedade Salão Centenário, e Júlia Cristina Buettgen (23 anos), da Sociedade Ribeirão Grande da Luz, assumiram como primeira e segunda princesas, respectivamente.

Desde criança frequentando a Schützenfest, Paula sempre teve uma paixão pela cultura amor, que foi se tornando mais intenso no decorrer dos anos.

A tradição da festa foi sendo inserida em sua família e seu sonho de criança foi ressurgindo e em 2017 se tornou realidade.

2018 – Jaise Franzner Frotscher (Rio da Luz – Salão Barg)

Foto Divulgação

Aos 21 anos, Jaise Franzner Frotscher foi coroada como rainha da 31ª Schützenfest, representado a Sociedade Rio da Luz – Salão Barg. Joyce Caroline Brümüller, da Sociedade Independência, foi eleita a primeira princensa, enquanto Samara Boshammer, da Sociedade Bandeirantes, ficou com o posto de segunda princesa

Jaise começou a frequentar as festas tradicionais em 2014, pela Sociedade Centenário. Eleita rainha da Festa do Colono, a jovem passou a conhecer mais sobre a história por volta das celebrações, desfiles e competições de tiro.

Em 2015, quando a Sociedade Rio da Luz completou 100 anos, Jaise se associou ao clube de tiro e ganhou o título de segunda princesa.

“No Salão Barg foi onde eu me apaixonei ainda mais pelas sociedades, fui muito bem acolhida e isso me instigou a participar mais ativamente, não só carregando uma faixa. Fiz parte da equipe de tiro, da organização dos eventos, de tudo”, comenta.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger