Descobrimos a verdade sobre o vídeo antigo do Líder Club que está circulando por aí

Vídeo começou a circular em grupos de Jaraguá do Sul | Fotos Reprodução

Por: Elissandro Sutil

24/09/2018 - 11:09 - Atualizada em: 24/09/2018 - 16:55

As nossas habilidades de investigar e desvendar mistérios foi colocada em teste nesta segunda-feira (24).

Isso porque um vídeo publicado no fim de semana no grupo Antigamente Jaraguá do Sul despertou o saudosismo da galera, mas também gerou muitas dúvidas sobre a sua veracidade.

O vídeo mostra o que seria uma festa no Líder Club de Jaraguá do Sul em algum momento entre 1970 e 1980.

O membro que publicou as imagens também questionou se a gravação era realmente da balada jaraguaense. Nos comentários, as opiniões são divididas.

Veja o vídeo

Desvendando o mistério

Assistindo ao vídeo, é impossível não reconhecer a porta e a fachada do querido Líder Club e, num primeiro momento, vem a certeza “é óbvio que o vídeo é aqui de Jaraguá do Sul”.

Mas, vendo as imagens mais atentamente, começam a surgir as dúvidas: o Líder já teve essa sacada algum dia? Esse portal com os dizeres “Agradecemos pela preferência” já existiu por aqui?

Para entender se o vídeo é ou não uma gravação jaraguaense, começamos a buscar por pistas. Não foi possível ler nenhuma placa dos veículos que aparecem no vídeo, o que já dificulta a ambientação.

Nossa primeira evidência foi um ônibus que passa ao fundo da festa. Nele, dá pra ler o nome da empresa: Critur.

Fundada em 1961, a Critur é a empresa responsável pelo transporte coletivo em Criciúma. Essa pista já nos deu um direcionamento da origem do vídeo.

Depois, buscando pela página “Sou Desse Tempo” que aparece na marca d’água da filmagem, encontramos a publicação original e nos comentários veio a confirmação: as imagens não são do Líder Club de Jaraguá do Sul.

Balada catarinense

O vídeo em questão mostra uma festa no “Brasília Discoteca Clube”, uma balada muito querida pelo pessoal de Criciúma que fez sucesso durante os anos 80 e encerrou as atividades nos anos 90.

Nos comentários, quem frequentava o espaço não poupa elogios. “Batia cartão todo sábado à noite e domingo à tarde. Era o clube mais frequentado na região”, diz um deles.

No Youtube é possível encontrar alguns vídeos que mostram mais das festas. Em um deles, podemos ver a fachada com mais detalhes, reforçando que não se trata de uma balada jaraguaense.

O clube, que ficava na Rua Salvador, no bairro Brasília, parece ter fechado as portas na metade da década de 1990 e se tornou a sede de uma igreja.

Foto de 2011 mostra balada como sede de igreja quadrangular, hoje o local abriga uma igreja evangélica

Então era isso, o vídeo (infelizmente) não é de Jaraguá do Sul. Seria muito legal ter gravações assim que mostram como os jaraguaenses curtiam as baladas daquela época, não é?

Quem sabe agora não aparecem alguns vídeos nesse estilo aqui da cidade. Vamos aguardar!

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?