Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Depois de dez anos, Vera Triches volta a expor suas várias facetas nas tela

Foto Eduardo Montecino/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

25/10/2017 - 09:10

Se na aparência podem ter alguns traços em comum, como a falta figurativa dos olhos, a postura ou recortes, na essência também têm. De personalidades distintas, as 20 obras que compõem a exposição intitulada “Elas” apresentam fragmentos da artista Vera Triches. Em cada pincelada, há um pouco de sua personalidade, humor e até a maturidade que conquistou ao longo dos anos. Esse resultado ela apresenta ao público a partir desta quinta-feira (26), na mostra que ocupará a Sala Multiuso do Centro Cultural da Sociedade Cultura Artística (Scar) de Jaraguá do Sul.

Com um trabalho focado na figura feminina, resultado de uma imersão e estudos feitos nos últimos quatro anos, “Elas” também marca o retorno da artista às exposições individuais. Morando em Jaraguá do Sul há mais de quatro décadas, a artista pinta desde os 14 anos, já atuou como professora de Artes da Scar, mas ultimamente estava se dedicando ao desenho, esculturas, obras em cerâmica e vidro moldado. “Foram cerca de dez anos sem expor individualmente, mas nunca deixei de pintar. Há mais ou menos quatro anos comecei a pintar mulheres, mas fui guardando para mim até que a ideia da exposição se tornou mais concreta, isso há uns sete meses”, conta.

Para Vera, cada uma das telas tem muito dela. “Elas conversam entre si, mas no fundo elas sou eu. Acho que de certa maneira sou eu me retratando de diversas formas. Tem algo de mim em todas elas e isso foi surgindo, não foi pensado”, comenta. Segundo a artista, apesar de ter passado pelo abstrato, é na pintura da figura feminina que ela se identifica.

A escolha das telas de tinta a óleo e acrílico que compõem a exposição, 20 do total de 40 trabalhos, foi feita por Márcio Paloschi, que assina a curadoria, e pelo historiador, mestre e crítico de arte Walter de Queiroz Guerreiro, com a participação de Marina Mosimann, marchand e galerista de Joinville. O curador defende a produção constante e a experimentação como grandes características de Vera. “Ela parte da primeira proposta, que são os desenhos, os estudos para chegar ao resultado de algo. Para quem a conhece, sabe que ela tem essa intensidade de pesquisa e também a liberdade de testar”, afirma. Paloschi dá como exemplo a utilização de rendas como estêncil e recortes de malhas que dão textura às obras.

Pintar a figura feminina é uma das motivações da artista que há cerca de dez anos não realiza uma exposição individual | Foto Eduardo Montecino/OCP

As telas, também os desenhos de estudos, estão à mostra, e também à venda, na Sala Multiuso da Scar a partir de quinta (26), às 20 horas. Na ocasião, também será lançado o site de exposições virtuais Galeria Tela, a primeira galeria virtual de Jaraguá do Sul, que tem como objetivo divulgar trabalho de artistas locais. A exposição “Elas” permanece no Centro Cultural até o dia 5 de novembro e a visitação pode ser feita das 15h às 21h.

SERVIÇO:

O quê: exposição “Elas”, de Vera Triches
Quando:  abertura nesa quinta (26), às 20h. Visitação até o dia 5 de novembro, das 15h às 21h
Onde: Sala Multiuso do Centro Cultural da Scar  (rua Jorge Czerniewicz, 160)
Quanto: entrada gratuita

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

OCP News Jaraguá do Sul

Publicação da Rede OCP de Comunicação