As inscrições para a 4º Edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul encerraram no dia 30 de abril.

Ao todo o evento teve 175 inscrições, sendo 11 longa-metragens (mais de 40 minutos), um meia-metragem (15 a 70 minutos) e o restante curta-metragens (até 15 minutos).

Nesta edição o evento recebe uma participação internacional, "O Último dos últimos", de Patrice Guillain, França, e dois locais: "Entes Paralelos", do gênero suspense e drama, de vários diretores nacionais, e "Topi", de André Gevaerd, obra inspirada no livro "As Fantasias Eletivas", de Carlos Henrique Schroeder.

Estarão presentes também 11 estados brasileiros, são eles: SC, AM, DF, GO, MG, PE, PR, RJ, RO, RS e SP.

Neste ano a produção local se fez pouco presente, apenas quatro metragens inscritas de Jaraguá do Sul e nenhuma outra de outros municípios da Vale.

Os filmes abrangem todos os gêneros, destacando a produção independente, mostrando cada vez mais sua força criativa e produtiva. Inclusive, metragens que contam com produtores independentes, estudantes, profissionais e amadores do cinema.

A curadoria local e de outros estados, terá o objetivo de selecionar quais filmes serão exibidos no festival que acontece entre os dias 27 e 30 de setembro.

A divulgação dos filmes selecionados acontece na 1º quinzena de julho.

A realização desta edição do Festival de Cinema de Jaraguá cabe à produtora Colmeia Cultural (SC), com correalização da S&H Entretenimento (SP).

A atual Comissão Organizadora é composta por: Isaac Huna, Nelson Pereira, Elaine Bilck, Ronaldo de Lima e Bruni Hübner Schwartz.

Confira a lista da Curadoria:

Jessé Rodrigues - Joinville

Natural de Ariquemes (RO), formou-se em escola pública em 2011.

Em 2012, Jessé participou do grupo teatral “Nova direção” dirigido por Roberto Gonzaga, tendo a oportunidade de atuar nas áreas de atuação, sonoplastia e dublagem para teatro de arena.

Mudou-se para Joinville em 2013. Frequentou o curso de canto em coral e teatro no conservatório de artes Belas Artes Joinville.

Em 2018 ingressou no curso de “Cinema e audiovisual” da UNISOCIESC.

Foi cofundador e instrutor no grupo de teatro do campus, participou da organização da primeira mostra cinematográfica “Joinville faz cinema” , entre outros eventos.

Anidria Stadler Zielinski - Curitiba (PR)

Durante 30 anos desenvolveu trabalhos como atriz, diretora de produção, arte educadora para cinema, TV, publicidade e teatro

Fez Licenciatura em Teatro FAP/PR (Faculdade de Artes do Paraná).

Alguns trabalhos: oficineira; curadora, jurada em Festivais de Teatro e diretora de produção (cinema). Longas: " Quem Quer ser um Documentário?" e "Cormorant" do diretor Beto Carminatti, entre outros.

Em 2019 apresentou, junto ao ator local Paulo Almuas, o documentário experimental, "Simplesmente Bella", de Isaac Huna e Jorge Coifman.

Wesley Schmitt - Jaraguá do Sul

Natural de Jaraguá, tem desenvolvido trabalhos como ator, produtor, diretor e modelo publicitário, tanto local, como em São Paulo.

Educação: Teatro Scar ( 2015), Arte-se Estudio Ciro Barcelo (2018 –Teatro – SP), Instituto Stanislavsky (2018 - Atuação, direção, cinema, TV - SP)

Alguns trabalhos:

Curta metragens: Pretérito Imperfeito (2017- SP), Partícula Fantasma/mulheres (2019-SP); Novela: As aventuras de Poliana (2019 – SBT – SP); Seriado: Todxs Nós (2019 – HBO – SP)

Publicidade: O Boticário (2017- SP), Kenner Calçados (2017-SP), Uliving Student/Housing (2019- RJ), entre outros.

Andrea Passos - São Paulo

É produtora e atriz. Possui Bacharel em Audiovisual pelo Senac (SP) 2020.

Atualmente faz parte da equipe de produção do Festival Online de Filmes de Inquietação. Atuou na peça de teatro " A Casa de Bernarda Alba", no festival de teatro do Vale do Paraíba (1992). Estudou no Studio Fátima Toledo - Centro de Preparação para Cinema para atuação (1996).

Fez a produção do curta-metragem "Entre mim e você" (2017). Atuou no curta-metragem "Renata" com a direção de Vitor Stefanini (2017).

Fez a produção e direção dos curta-metragens documentais "Aquilo que Era Nosso" (2019), e da "As Canções Esquecidas" (2020), entre outros trabalhos.

Grupo de Alunos - Santos (SP)

São alunos de diferentes semestres do curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade São Judas, Campos Unimonte. Esta instituição de ensino, como a faculdade Unisociesc, formam parte do grupo Ânima, com filiais em vários estados.

Por vez primeira, um festival de cinema, abre a participação a alunos de instituições de ensino de audiovisual, na curadoria, para o engajamento mais direto com os futuros realizadores. A coordenação é do professor Delson Gomes.