Defesa Civil SC investiga tremores em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

29/03/2016 - 10:03 - Atualizada em: 29/03/2016 - 10:33

A terra tremeu! E foram os relatos de moradores de Jaraguá do Sul trouxeram uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina à cidade, nesta terça-feira (29).

A visita acontece nas localidades do Jaraguazinho e Alto São Pedro, região do Bairro Garibaldi, de onde vieram os relatos, que por volta das 17 horas do último domingo (27), três moradores sentiram abalos que provocaram, inclusive, o deslocamento de móveis.

De acordo com o secretário do órgão na cidade, Leocádio Neves e Silva, a princípio, trata-se de uma acomodação de solo parecida com o que ocorreu em anos anteriores. Mesmo assim, ainda nesta semana, o Centro Nacional de Monitoramento Sismológico, sediado na Universidade de Brasília (UnB-DF) emitirá um parecer sobre a origem dos tremores.

Apesar desta investigação, Leocádio garante que não é preciso se preocupar. “Devido à formação geológica da nossa região, ela não é sujeita a terremotos de grande intensidade, mas sim a acomodações de terra que causam tremores de menor magnitude, algo que pode ser considerado um fenômeno natural”, finaliza.

Sismógrafo em Jaraguá

O coordenador da região Norte de Defesa Civil, Antônio Edival Pereira, comenta que não está descartada a instalação de um sismógrafo em Jaraguá do Sul. “Algo que está previsto inclusive no planejamento da Secretaria Estadual da Defesa Civil”, adiantou.

Fonte: PMJS
Foto: Divulgação