Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Decretamos aberta oficialmente a 34ª Schützenfest

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

08/11/2024 - 09:11 - Atualizada em: 08/11/2024 - 09:37

A 34ª Schützenfest começou! Até o dia 17 de novembro, todos os caminhos levam ao Parque Municipal de Eventos Ademar Frederico Duwe, em Jaraguá do Sul, para celebrar a maior festa de atiradores do Brasil. A noite de abertura, nesta quinta-feira (7), trouxe um clima perfeito após a chuva se despedir, oferecendo uma atmosfera festiva e memorável.

Na solenidade de abertura, o Pavilhão A recebeu a tradicional marcha das sociedades e majestades, que reuniu as 17 sociedades de atiradores, suas majestades, grupos folclóricos e autoridades. Esse cortejo homenageia uma tradição que remonta ao início do século passado, simbolizando a busca pelo rei e pela rainha da festa. As majestades atuais, Cláudio Ivair Schmidt, Débora Aline Neitzke, Lucas Gabriel Schmidt e Vivian Vieira Rabelo Cardoso, foram recebidas no evento com entusiasmo.

Liderando a cerimônia, o prefeito Jair Franzner entrou com um pelotão que carregava as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal, ao lado do estandarte da Schützenfest e da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI). A Banda Estrela de Ouro, as Majestades da Beleza e o mascote Wilfried também acompanharam essa entrada. Em uma bênção ecumênica conduzida por um padre e um pastor, os valores religiosos, tão presentes nas sociedades, foram reverenciados.

Durante a cerimônia, um momento especial foi dedicado ao “tiro simbólico” da festa, que neste ano celebra Jaraguá do Sul como a Capital Nacional do Tiro Esportivo, título recebido em 1º de novembro de 2024, pela Lei Federal nº 15.011.

Após a assinatura do “Decreto da Schützenfest” pelo prefeito Jair Franzner, foi a vez das autoridades discursarem. Representantes como Johny Arnoldo Hass, da ACSTVI, Alcides João Pavanello, da Comissão Central Organizadora, e políticos como o senador Esperidião Amin, responsável pela oficialização do título de Capital Nacional do Tiro Esportivo, destacaram o papel da Schützenfest na preservação das tradições germânicas. Também marcaram presença o ex-deputado Rogério Peninha, autor do projeto de lei que outorgou o título à cidade.

O prefeito Jair Franzner finalizou os discursos, destacando o caráter familiar da Schützenfest: “Acredito muito nos valores das sociedades, no trabalho voluntário, no respeito à família e na celebração dessa rica cultura. Vamos aproveitar esta festa para fortalecer os laços de amizade e confraternização”, declarou.

A cerimônia se encerrou com a simbólica sangria do primeiro barril de chope, marcando o início oficial da festa. Até o dia 17 de novembro, a Schützenfest oferecerá diversas atrações, como apresentações culturais, tiro esportivo, gastronomia típica, bebidas variadas, artesanato e um espaço especial para as crianças.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).