De Jaraguá para o mundo! Documentário Vale Tombado vai ao ar com legendas em inglês

Por: Elissandro Sutil

22/08/2017 - 11:08 - Atualizada em: 22/08/2017 - 12:22

Na comemoração de um ano de lançamento na internet, o documentário “Vale Tombado” ganhou legendas em inglês e já está disponível para assistir. O filme, produzido pelo Escritório de Cinema, e dirigido por Carlos Daniel Reichel, aborda os aspectos do primeiro tombamento de paisagem do Brasil, ouvindo moradores atingidos e especialistas em patrimônio.

A inclusão das legendas em inglês possibilita que o documentário chegue também ao público externo e participe de mostras e festivais internacionais. “O lançamento do filme no YouTube trouxe um retorno muito interessante, mas acreditamos que o documentário tem potencial para alcançar um público ainda maior fora do Brasil”, comenta Reichel.

O processo de tradução para o inglês contou com a ajuda de Michael Hinchliffe, nascido na Inglaterra, mas que adotou Jaraguá do Sul para morar.

Com estreia online no dia 5 de julho de 2016, no canal do Escritório de Cinema no YouTube, o documentário já foi assistido por quase 10 mil pessoas na internet.

Você pode assistir abaixo o material com as legendas em inglês

O filme também contou com exibições presenciais e debates sobre o tema em Jaraguá do Sul, Florianópolis, Laguna e Santa Maria no Rio Grande do Sul.

O documentário foi contemplado com recursos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul, e realizado entre 2015 e 2016 nas cidades de Jaraguá do Sul e Pomerode. O filme mostra a situação das localidades de Rio da Luz e Testo Alto, parcialmente declarados como patrimônio histórico nacional em 2007, resultando no primeiro tombamento de paisagem cultural do Brasil.