3 curiosidades sobre a Scar que todo jaraguaense precisa saber

Por: OCP News Jaraguá do Sul

08/06/2016 - 13:06 - Atualizada em: 13/07/2016 - 11:12

– O palco tem um fosso levadiço!

A estrutura da Scar conta com dois palcos, um em cada teatro. O palco do Pequeno Teatro tem 8m de largura, 4m de altura e 6m de profundidade. A capacidade do teatro é de 223 lugares.

paredes

Estes detalhes nas paredes dos teatros não são apenas decorativos, as variações de relevo foram aplicadas para melhorar a acústica das salas

O Grande Teatro conta com 946 lugares na plateia. Seu palco tem uma dimensão de 11m de largura, 5,7m de altura e 17 de profundidade. Os dois teatros oferecerem uma das melhores acústicas do país.

Mas no Grande Teatro se encontra um fator nem tão conhecido pelo público: a presença de um fosso sob o palco.

Como assim?

Como assim?

O fosso de palco tem instalado um elevador, e é utilizado como recurso cênico em diferentes ocasiões. Por exemplo, para a apresentação de uma ópera ocorrer, é necessária a presença deste fosso, onde a orquestra fica localizada. Vejam este vídeo dele em funcionamento:

[youtube_sc url=”https://youtu.be/92hUWiMJRCo” width=”650″ autohide=”1″]

As dimensões deste fosso são as seguintes: 10m largura, 2,60 de profundidade e 2,60 de altura. O elevador suporta cargas de até 3 mil quilos!

O fosso antes...

O fosso antes…

...e o fosso depois.

…e o fosso depois. Fotos: Ricardo Daniel Treis

Uma espiada por dentro

Uma espiada por dentro. São 2,6m de altura.

– A entidade tem números impressionantes!

Sabia que mais de um milhão de pessoas já passaram pela Scar? Ou que a entidade tem mais de mil alunos ativos? E ainda tem mais! Confira esses dados:

  Nem só de palco se faz o Centro Cultural… O prédio conta com 17 salas de aula, onde aprende-se desde música a acrobacia. 🙂 [youtube_sc url=”https://youtu.be/QBARz9Ngxck” width=”650″]

– A Scar é um dos Centros Culturais mais sustentáveis do Brasil

Painéis fotovoltaicos
Hoje, 8 de junho, data de aniversário da Scar, um evento de inauguração vai marcar a instalação de seus painéis fotovoltaicos. Foram implantados 576 módulos de painel solar na cobertura do prédio do Centro Cultural para geração de energia elétrica.  

A instalação possibilitará uma economia anual de 75%, o que equivale ao consumo mensal de 90 casas populares. Para se ter uma ideia, isto salva 2.633 árvores e deixa de emitir 96,5 kg de CO2 por ano, constituindo uma fonte de energia limpa.

Captação de água da chuva

Sr. Udo Wagner aponta as obras de aplicação das calhas de captação. Foto: divulgação.

Sr. Udo Wagner aponta as obras de aplicação das calhas de captação. Foto: divulgação.

Outra iniciativa, que está em funcionamento desde abril, é o sistema de captação de água da chuva. Com capacidade para captar 70.000 litros de água, destinada ao uso sanitário e à limpeza geral, essa iniciativa gera uma economia de 80% no consumo de água potável.

Substituição por lâmpadas de LED
A Scar conta com 15 mil lâmpadas instaladas, e para gerar a economia de energia elétrica, elas estão sendo gradativamente substituídas por lâmpadas de LED (Light Emitting Diode).

As lâmpadas de LED são muito mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia. O LED pode chegar a mais de 50.000 horas de vida útil, enquanto que uma lâmpada incandescente tem 1.000 horas de vida útil, por exemplo.

BÔNUS: Coisas de celebridades

Dos grande nomes que já passaram pelo palco da Scar, alguns deixaram histórias curiosas e, podemos dizer, até engraçadas. Separamos três desses momentos:

O perdido
Em uma das peças que rolaram na Scar, que contava com atores de renome nacional, duas artistas estavam em cena no palco e uma delas precisava sair pelos fundos e voltar pela entrada da plateia. Mas não foi bem isso que aconteceu. Resultado: o artista se perdeu pelo prédio e acabou parando no Pequeno Teatro, em outra peça que acontecia.

Cadê meu chá?
Um artista fez a solicitação para a produção: “Quero chá de maçã com canela.” A produção o adquiriu, mas eles separadamente – um chá, maçã, e outro, canela. Alguém até sugeriu: “Ué, se você tem os dois, por que não mistura?” *pausa para momento de tensão*

Beber é coisa séria
A peça era com um galã, e em cena ele precisaria beber. A produção comprou uísque, porém ele decidiu beber um pouco antes. Digamos que ele representou muito bem a tal cena do personagem embriagado.

Grandes nomes
Confere essa listinha de peso com alguns nomes que já passaram por lá:

  • Sérgio Britto
  • Chico Anysio
  • Selton Mello
  • Juliano Cazarré
  •  Rosi Campos
  • Ana Lucia Torre
  • Ana Botafogo
  • Arthur Moreira Lima
  • Nathalia Timberg
  • Hermeto Pascoal
  • João Carlos Martins
  • Zé Ramalho
  • Paulo Autran
  • Grace Gianoukas
  • Arnaldo Antunes
  • Almir Sater


Hoje, 8 de junho de 2016, a Scar completa 60 anos. Em nome da comunidade jaraguaense, deixamos uma salva de palmas a todos os responsáveis por esse enorme respiro cultural que temos aqui na cidade.

Parabéns aos envolvidos! 🙂

Chan-WeArt_2016-6

Foto: Chan / WeArt