CUIDADO: WhatsApp Pink é a nova ameaça de vírus de celular

WhatsApp Pink é a nova ameaça para os usuários do WhatsApp.

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

06/05/2021 - 12:05 - Atualizada em: 06/05/2021 - 12:21

O WhatsApp Pink aparece na internet como uma versão diferente do mensageiro mais utilizado pelos brasileiros, mas na cor rosa, e tem chamado a atenção de usuários pelo mundo.

Mas na verdade trata-se de um aplicativo malicioso, que pode roubar os dados quando instalado, além de oferecer uma porta aberta para hackers, que podem acessar o celular a qualquer momento.

A distribuição deste programa é feita através de um link para a instalação enviado por mensagem, dizendo para o usuário instalar a cor rosa para o WhatsApp e outros recursos. Esse link, na verdade, leva o usuário para uma página com a opção de baixar o aplicativo no telefone, porém esse app não tem vínculo algum com o WhhatApp ou Facebook.

O pesquisador de cibersegurança Rajshekhar Rajaharia, foi quem descobriu esse aplicativo. Ele publicou no Twitter os riscos que as pessoas podem correr quando acessam o WhatsApp Pink, que vem sendo compartilhado principalmente na Índia.

Um fato curioso é que o aplicativo foi descoberto circulando justamente em grupos de policias do WhatsApp no país asiático.

O Facebook comentou que, se você receber mensagem para baixar o WhatsApp Pink em seu WhatsApp verdadeiro, é importante usar as ferramentas fornecidas no próprio aplicativo para enviar uma denúncia, denunciar um contato ou bloquear um contato que possa estar transmitindo a ameaça.