Cuidado! Hackers vazam dados de 533 milhões de usuários do Facebook, veja se seus dados foram vazados

Foto: R7.

Por: Elissandro Sutil

06/04/2021 - 13:04 - Atualizada em: 06/04/2021 - 13:23

No último sábado (3), dados de 533 milhões de usuários do Facebook foram vazados e atualmente estão disponíveis de forma gratuita em um fórum de hackers.

Foram vazadas informações como nome completo, telefone, data de nascimento e email.

De acordo com o The Record, os dados estavam em 106 pacotes diferentes, um para cada país.

O Facebook já confirmou que os dados em questão são antigos e que o erro da plataforma já foi corrigido, porém especialistas confirmaram que as informações são legítimas.

Sendo assim, os dados podem ser usados por criminosos para realizar ataques de engenharia social e golpes e fraudes.

Os casos mais comuns são ligações para pessoas e pedindo dinheiro para parentes, alegando estar passando por necessidades, e o uso desses dados passa credibilidade aos golpistas.

Para conferir se os seus dados foram vazados, confira o passo-a-passo abaixo:

1. Acesse o site do ‘;–have i been pwned?

2. Digite seu endereço de email na barra de buscas

Foto Divulgação

3. Se a informação foi vazada, você receberá uma mensagem do site alertando para alterar a senha e ativar a autenticação de duas etapas na sua conta.

Foto Divulgação

Na plataforma, as pessoas também podem conferir todas as violações de credenciais vinculadas ao endereço de email cadastrado na página.

Além disso, o fundador do site, Troy Hunt, disse que pretende expandir o serviço para que a plataforma identifique também números de telefone vazados no banco de dados.

Para as pessoas afetadas pela divulgação de dados, especialistas recomendam que a senha seja alterada o mais rápido possível.