Cuidado: golpes com TVs baratas para a Copa do Mundo aumentam

Por: Elissandro Sutil

23/05/2018 - 11:05 - Atualizada em: 23/05/2018 - 11:24

Nem tudo são flores com a proximidade da Copa do Mundo. Muitos criminosos estão aproveitando a data para aplicar golpes que envolvam a competição, principalmente com ofertas falsas de produtos requisitados nesta época, como as televisões.

De acordo com uma empresa de segurança digital, foi registrado um aumento de promoções falsas destes produtos nos últimos dias.

E tem mais: os golpes estão ficando cada vez mais sofisticados e difíceis de identificar. Além de sites falsos, os criminosos usam táticas de phishing para pescar as vítimas pelo e-mail, anúncios em redes sociais e até mesmo por SMS.

Veja a seguir algumas dicas para não cair nesse tipo armadilha:

Dica 1. Desconfie de produtos muito baratos. Oferta com um preço muito baixo pode ser um indicativo de que o anúncio se trata de um golpe. Antes de bater o martelo e concluir a compra, faça o tira-teima do valor cobrado por outras lojas.

Dica 2. Verifique a URL. Um site falso é a porta de entrada para a maioria desses crimes. Eles imitam com bastante fidelidade a página de uma loja, o que pode passar despercebido para os usuários menos atentos.

Preços atrativos requerem cuidado do consumidor

Dica 3. Protocolo de segurança. Geralmente, um site falso não traz o certificado de segurança SSL. Sempre que entrar no site de uma loja, confira se a URL começa com HTTPS ou procure pelo cadeado (no Chrome aparece do lado esquerdo da barra de endereço).

Dica 4. De quem é o site. Você pode ver o registro do site, quando ele foi criado e em nome de qual empresa. Isso pode ser feito de forma gratuita pelo Registro.br usando uma ferramenta chamada Whois.

Vale ficar atento a data em que o site foi registrado. Se for muito recente, pode ser um indicativo de que se trata de um golpe. Outra dica importante é pesquisar se a loja não faz parte da lista negra do Procon.

Dica 5. Anúncios. Publicidade no Facebook tem sido uma das formas usada pelos criminosos para atrair vítimas. Neste caso, vale a dica de desconfiar do preço.

É isso galera, se vocês querem comprar aquela televisão com um preço bacana pra acompanhar a Copa do Mundo, fiquem ligados!