Criadouros clandestinos: dicas para comprar um pet de forma consciente!

Por: OCP News Jaraguá do Sul

21/03/2018 - 12:03 - Atualizada em: 21/03/2018 - 12:12

Esta semana a equipe do OCP News acompanhou a polícia ambiental junto com fiscais da prefeitura em uma batida a um canil clandestino no interior de Jaraguá do Sul. Por isso, nós do Por Acaso listamos cinco dicas que vão te ajudar na hora de comprar um pet de forma consciente.

1. Conheça o criadouro

Conheça o lugar onde você irá comprar o animal, isso é essencial, pois pode garantir até mesmo a saúde do seu pet, já que a venda de filhotes doentes é um dos principais problemas.

2. Converse com outras pessoas

Conhece alguém que acabou de comprar um animal? Converse com essa pessoa e pergunte onde ela comprou e se ela indica o local. E se não, conheça seus motivos, pesquise também se a loja tem alvará e CNPJ cadastrado.

3. Exija a documentação necessária

Sempre que você comprar um pet a loja deve fornecer todos os documentos que devem acompanhar o animal, sendo eles: a carteira de vacinação, o atestado médico veterinário e o pedigree (que garante a raça do animal). O consumidor também deve exigir recibo ou nota fiscal com a descrição do animal, a data e o valor pago.

 4. Caso saiba de algo irregular, denuncie!

Se você conhece alguma instalação irregular de criação de animais, denuncie! Subsistência de animais de estimação é crime. Ligue 190, na ouvidoria da prefeitura no 156 ou para a Fujama no (47) 3273-8008.

5. Não compre, adote!

Devemos reforçar que se você quer ter um animal de estimação, o melhor caminho é a adoção. Conheça a AJAPRA – Associação Jaraguaense Protetora dos Animais no Facebook, lá você encontra pets maravilhosos, então bora adotar?

Com todas essas dicas você não estará financiando locais irregulares de criação de animais e ficará com a consciência tranquila.