A Receita Federal lança na próxima segunda-feira, 16, um serviço que permite a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF, pela internet. Será possível preencher um formulário eletrônico para modificar informações como nome, endereço e telefone gratuitamente.

Atualmente, a atualização de dados só pode ser feita pessoalmente em unidades dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, com a cobrança de R$ 7. A Receita espera que a facilidade atinja 191 milhões de pessoas.

A Receita Federal também alterou o modelo do CPF: os novos documentos passarão a ter, no verso, um QR Code, espécie de código de barras que pode ser escaneado por celulares e outros dispositivos. A novidade vai facilitar a comprovação da autenticidade e reduzir o risco de fraudes.

Os documentos emitidos pelo modelo antigo continuam válidos. Também foi permitido que o CPF de pessoas com deficiência com mais de 18 anos seja requerido pelo cônjuge, pais, descendentes e parentes colaterais até terceiro grau.

O serviço estará disponível no site da instituição.

Fonte: Gazeta do Povo