Cientistas da escola de medicina de Nippon, em Tóquio, fizeram uma análise do efeito do aroma das árvores e descobriram que assim que os odores da floresta penetram no nosso organismo, os níveis de estresse e irritação diminuem quase que imediatamente.

Foto | Maicon Volz

Este estudo pode dar origem a um novo tratamento alternativo usando a aromaterapia. A ideia é que esses cheiros, vindos principalmente dos óleos das árvores, possam diminuir drasticamente a pressão do corpo humano e ainda estimular moléculas a combater diversas doenças, como por exemplo, o estresse e o câncer.

Pensando nos muitos benefícios que a natureza nos proporciona, e analisando o tanto de área verde na região, descobrimos um projeto muito maneiro por aqui: o Pegada Verde, de caminhadas e trekkings ao ar livre.

Foto | Maicon Volz

A responsável pelo projeto é a Bananatur, uma empresa focada em ecoturismo. A intenção é incentivar o contato com a natureza e os exercícios físicos através dos estímulos visuais, além de apresentar os lugares mais bonitos e não tão conhecidos, que tenham acesso mais difícil e precisem acompanhamento de condutor especializado.

Quem organiza os grupos são a Jéssica Gottardi e o Giovane Vitor Zandonai Schmauch, estudantes de turismo, e quem conduz as trilhas são o Rossano Tribess, que é atleta na área de trekkings e travessias, e Maicon Volz que é o fotógrafo.

Os passeios, organizados através de eventos no Facebook, são realizados sempre nos fins de semana. Então não tem desculpa para não ir pro mato!

Foto | Maicon Volz

"Para que as atividades tenham menos impacto e pra deixar boas marcas por onde vamos, incluímos um projeto de plantio de árvores, com o apoio da prefeitura de Corupá na doação das mudas", explica Giovane.

O passeios têm saída de Jaraguá do Sul às 7h30 e retorno por volta das 15h. Os grupos têm cerca de 15 pessoas que são levadas de van até Corupá, onde fazem as visitas às montanhas e cachoeiras.

Foto | Maicon Volz

Os passeios têm níveis de dificuldade variada, desde caminhadas simples até travessias com acampamento. O nível sempre é especificado aos participantes.

Ficou louco pra fazer um desses passeios também? Então curta a página do projeto no Facebook e siga eles no Instagram, pra ficar atento aos passeios! O próximo acontece neste sábado, 12!