A atriz e contadora de histórias Daniele Pamplona, de Joinville, será a única catarinense a representar o Brasil no 5º Encontro Internacional Cântaro del Cuentos, na Colômbia.

Considerado referência do gênero na América Latina, o evento ocorrerá de 8 a 10 de agosto em Itagui, na região metropolitana de Medelín, e vai reunir contadores de histórias do Brasil, Colômbia, Argentina, Bolívia e Costa Rica.

Para viabilizar a participação, Daniele conta com o apoio dos parceiros joinvilenses UniSociesc e Casa 97.

Realizado pela Prefeitura de Itagui (Colômbia) em parceria com a Fatum Educação, de Curitiba, o encontro une a arte da narração oral, seus aparatos, técnicas e linguagens às questões culturais.

Na programação estão previstos debates, palestras e oficinas com representantes de países da América Latina, além de sessões de contação de histórias.

O objetivo é promover a troca de experiências sobre a arte de narrar contos e ampliar o acesso da população colombiana – especialmente das comunidades socialmente vulneráveis – à arte e à cultura.

Formada em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná e pós-graduada em Literatura Infantil Juvenil pela Associação Catarinense de Ensino (ACE-SC), Daniele Pamplona é pesquisadora de conto popular e oralidade e professora de pós-graduação em contação de histórias da Fatum-PR.

“Conto histórias desde menina e, naturalmente, decidi fazer da arte a minha carreira. Desenvolvi, em paralelo, o trabalho de atriz e de contadora de histórias, procurando sempre estratégias de convergência destas artes”, diz Daniele, que  desde 2009 desenvolve pesquisa teórico-prática ligada à questão da oralidade e da contação de histórias.

Fonte: assessoria de imprensa

-

Quer receber as notícias no WhatsApp?