Depois de notificar cerca de 11,7 mil condutores da capital catarinense, e suspender o direito de dirigir, o Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC)  liberou a consulta do histórico de multas dos últimos cinco anos.
Até janeiro, motoristas catarinenses só conseguiam consultar as multas do último ano. No entanto, as notificações eram referentes a infrações mais antigas, cometidas há cinco anos, e com isso não era possível conferir as infrações no portal, apenas indo pessoalmente ao Detran. A consulta estendida está disponível para todos os condutores catarinenses.
Além de reclamações dos motoristas, o sistema antigo levou o Movimento Cidadão Fiscal a protocolar uma denúncia no Ministério Público Estadual sobre deficiências na prestação de serviços do órgão e, principalmente, a não disponibilização de informações online. O Ministério Público não instaurou inquérito sobre o tema.
Confira suas multas no site do Detran-SC.
Pelo menos 541 mil motoristas catarinenses devem ter a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa neste ano porque atingiram 20 pontos ou mais em infrações, em um ano, entre 2012 e 2016. O número representa 15% do total de 3,5 milhões de condutores do Estado e é justificado pela implantação de um sistema automatizado pelo Detran-SC
Fonte: Diário Catarinense