Conheça Ravioli, o gato catarinense que virou celebridade no Instagram

Por: Elissandro Sutil

08/11/2019 - 10:11 - Atualizada em: 08/11/2019 - 15:09

A cada publicação, milhares de curtidas, comentários e novos fãs. Viagens e parcerias publicitárias também fazem parte da rotina de Ravioli, um gato de Balneário Camboriú que tem mais de 30 mil seguidores no Instagram.

Na última semana, após voltar de uma visita ao Rio de Janeiro, o bichano deu uma passadinha por Jaraguá do Sul e aproveitou para conversar com a equipe de reportagem do OCP. O motivo do passeio é especial: Ravioli tem família pela cidade.

O gato conta com uma parceira inseparável desde que nasceu. Foi a publicitária Barbara Danich, que morou em Jaraguá até três anos atrás, que fez o parto de Ravioli em 2017, na própria casa.

“Ele estava nascendo ao contrário, não conseguia sair. Achei estranho e mandei foto para uma médica veterinária. Depois coloquei uma luva e comecei a ajudar. Não tinha como não ficar com ele”, conta.

Ravioli e Barbara aproveitando o Rio de Janeiro | Foto Arquivo Pessoal/Divulgação

A cumplicidade entre os dois cresceu e foi perceptível pelo comportamento do gato. Quando Barbara tirava fotos dele, Ravioli sempre fazia poses curiosas e era amigável.

“A memória do meu celular foi enchendo, então pensei em fazer um perfil no Instagram para armazenar mesmo e olhar. Uns amigos fotógrafos falaram para investir nisso e fui testando, até começar a fazer muito sucesso”, relata.

Trabalho sério

Assim, Ravioli passou a ter milhares de seguidores fiéis que se derretem a cada foto ou vídeo publicado. O perfil existe apenas há um ano e meio, mas logo depois do início, marcas começaram a mostrar interesse em firmar parcerias com o pet.

O principal foco publicitário do gato são os lugares considerados “pet friendly“, como lojas, restaurantes, hotéis e empresas que aceitam a presença dos queridos animais de estimação.

O mercado está em expansão e agrada principalmente os donos que não abrem mão de passar momentos de lazer com os pets.

Gato já fez trabalhos para companhias aéreas | Foto Divulgação

“Quando tinha dois meses, eu ia sair e ele pulou na bolsa. Tirei, e ele foi lá de novo. Aí coloquei uma coleira e levei junto. No lugar, o Ravioli ficou super tranquilo”, recorda.

Barbara começou a pesquisar quais lugares eram pet friendly e viu neste nicho mais uma chance de crescimento.

“Muitos espaços eram, mas não divulgavam, eu mandava mensagem e demoravam para responder. Nisso começaram a surgir parcerias comerciais para o Ravioli, um divulgando o outro”, explica.

Foto Arquivo Pessoal/Divulgação

A produtora de conteúdo trabalhava com moda, mas largou o emprego e passou a se dedicar inteiramente ao perfil do gato. Ela destaca que hoje, Ravioli tem até um mídia kit com valores definidos para cada trabalho.

Na última semana, inclusive, ele fez uma campanha em parceria com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Comportamento e cuidados especiais

Ravioli, sem dúvidas, é um gato diferenciado. Não se importa em receber carinho de estranhos, fica à vontade em público e adora brincar. Mesmo assim, Barbara não abusa e mantém alguns cuidados especiais para não estressar o bichano com a rotina de blogueiro.

“Depois das viagens, costumo deixar ele em casa para descansar bem, além de levar no veterinário antes e depois desses compromissos. Quando tem produção de fotos em um período, deixo o outro livre para ele também, nunca marco duas coisas para o mesmo dia”, observa.

Foto Divulgação

Ravioli é um gato sem raça definida, mas com uma pelagem grande. Por isso, Barbara deixa a tosa dele em dia. “Em Balneário, é muito quente, ele sofre com isso”, salienta.

Com os seguidores, ela relata que a relação é engraçada, já que todos querem conhecer e acham que o gato não é de verdade. Segundo a publicitária, as crianças são as que mais ficam fascinadas e acreditam que é o próprio gato que faz as publicações no Instagram.

Apesar do público infantil, a maioria dos seguidores são adultos. “Quando estávamos no Rio, uma mulher ligou na recepção do hotel dizendo que estava lá porque queria conhecer o Ravioli”, completa.

Instagram

Siga ele no perfil @ravioli_ogato.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger