Conheça os profissionais contratados para o Programa Bolsa Técnico Cultural de Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

07/07/2021 - 08:07 - Atualizada em: 07/07/2021 - 11:32

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) apresenta os profissionais contratados na semana passada pelo Edital de Chamamento 003/2021/Secel. Todos atuarão no Programa Bolsa Técnico Cultural, que ainda oferece vagas para cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Os interessados devem mandar e-mail para bolsacultural@jaraguadosul.sc.gov.br, informando nome completo, idade, modalidade pretendida, bairro de residência e número de telefone. Após realizada essa inscrição prévia, os técnicos da Secretaria entrarão em contato para informar o local, data e horário das aulas.

Desde a sua criação, em 2018, o Programa vem recebendo incremento, melhorias e ajustes, beneficiando cerca de 3,2 mil alunos com aulas de dança, música e teatro. Além de mais professores, o novo edital ampliou as modalidades de cursos ofertados.

Nas artes visuais, os alunos poderão participar de cursos de desenho e pintura. Na dança, além de dança contemporânea e de salão, outras opções são balé clássico e danças urbanas.

Na modalidade de música, as opções são violão, violino, ukulele, flauta doce, canto coral, técnica vocal e musicalização infantil. O Programa também abre inscrições para teatro.

Todas as modalidades são organizadas em grupos conforme a faixa etária: infantil, juvenil e adulto.

A seleção dos educadores seguiu critérios rigorosos, levando em consideração a formação acadêmica, certificações em cursos, premiações em festivais, participação em eventos, experiência artística e como educador.

Além disso, os candidatos apresentaram uma aula demonstrativa à comissão de avaliação que observou a didática e o planejamento/plano de aula, com pontuação nos objetivos, domínio de conteúdo, postura, clareza e objetividade, uso adequado dos recursos didáticos, ilustração com exemplos pertinentes, organização sequencial, uso de estratégia de avaliação e conclusão.

Profissionais contratados:

Egberto (Beto) Saurini

Iniciou seus estudos de dança em São José do Rio Preto em 1983, com Juan Jose Soares do Ballet Stagiun. Em 1986, em São Paulo, estudou com professores renomados. Em 1987, tornou-se solista do Grupo Uirapuru. Em 1988, termina seus estudos pela Royal Academy of Dancing, com o exame de “Advanced”. É graduado em Pedagogia, ministra e coreografa em diversas escolas de dança e grupos. Será professor do Programa Bolsa Cultural, atuando exclusivamente com aulas de balé.

Fabiano Hansch

Iniciou seus estudos em Artes Cênicas em 1997. Atuou como ator do Grupo Phenix e participou de festivais em muitas regiões do país, representando a FURB. É formado em Artes e Pós-graduado em Educação. Há mais de 20 anos atua como professor de teatro, meio em que é reconhecido na região. Será professor do Programa Bolsa Cultural, atuando com aulas de teatro.

Williams Silva de Oliveira

Tem graduação dupla, tanto em Artes (Ourinhos-SP) como em Música (Londrina-PR), pós-graduação em Arte-educação, e está cursando nova especialização em Musicoterapia. Trabalha como professor de Arte desde 2007 e de Música desde 2003. Participa do Programa Bolsa Cultural da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul desde 2019, desenvolvendo o trabalho como professor de flauta doce, violão, percussão e musicalização infantil. Será novamente professor do Programa, atuando com as aulas de Violão, Flauta Doce, Percussão e Musicalização.

Luana Moína Gums

Natural de São Bento do Sul, iniciou seus estudos na flauta doce aos oito anos e, no violino, aos 12. Possui licenciatura e mestrado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com participação no Núcleo de Flautas Doces da UDESC. Tem experiência como professora em projetos sociais, na educação básica e com ensino coletivo de instrumentos. Atualmente, faz parte da Orquestra Filarmônica da SCAR. Será professora do Programa Bolsa Cultural, atuando com aulas de flauta doce e violino.

Stella Liss

Atua na área da dança há 13 anos. Atualmente é diretora e coreógrafa do Studio Liss, tendo como foco principal as Danças Urbanas (Cultura Hip-Hop). Participa de diversos eventos culturais promovidos em Jaraguá do Sul e também promove espetáculos de dança com o seu grupo em eventos renomados como: Festival de Dança de Joinville, Festival Internacional de Hip Hop-FIH2, Rio H2K, entre outros. Conquistou mais de 100 títulos nacionais e internacionais, entre os quais, o de melhor Grupo no Torneo Universal Dance, em Córdoba, na Argentina. Será professora do Programa Bolsa Cultural, atuando com aulas de danças urbanas e contemporâneas.

Betina Hardt

Professora de Música, é formada em Música e pós-graduada em Música e Arte. Conta com experiência de 20 anos de trabalho envolvendo a musicalização infantil, regência de coral e técnica vocal. Foi professora do Programa Bolsa Cultural como professora de violão, flauta, técnica vocal e coral. Será novamente professora do Programa Bolsa Cultural com as aulas de técnica Vocal e coral.

 

Anderson Santos

Formado em Educação Física e pós-graduado em Dança e Consciência Corporal. É ator, professor de dança, de teatro e contador de história. Participou de Festivais Nacionais e Internacionais, dos quais obteve diversas premiações, inclusive na Itália. É muito conhecido na região por suas apresentações de Contação de Histórias. No Programa Bolsa Cultural, atuou como professor de dança e teatro. Será novamente professor do Programa Bolsa Cultural com as aulas de teatro.

Elisse Ornellas

Professora, coreógrafa, bailarina, acadêmica em dança e empresária. Iniciou sua formação no Conservatório Estadual Lourenço Fernandes (Jazz), em Minas Gerais. Elisse possui formação bastante diversificada, como teatro e atividades circenses, pela Unicirco, balé clássico, pela Escola de Dança Di Tarso, dança contemporânea e de salão. Também é instrutora Fitdance. Em Jaraguá do Sul ,é conhecida pelo trabalho em seu próprio estúdio de dança. Será professora do Programa Bolsa Cultural, atuando com aulas de danças contemporâneas e de salão.

Jeanini Leila Meros

A professora Jeanine possui licenciatura em Artes Visuais, com bacharel em Design. Trabalha há mais de três anos como educadora e participa de trabalhos voluntários de Jaraguá do Sul. Será professora do Programa Bolsa Cultural, atuando com aulas de desenho e pintura, na modalidade de Artes Visuais.

Thaysa Petry Lisbôa

Artista e professora de teatro, atuou em mais de 30 espetáculos como atriz, produtora e diretora. Desde 2012, dedica-se ao ensino do teatro e da contação de histórias para crianças, jovens e adultos. É professora de teatro do Programa Bolsa Técnico Cultural desde 2018. Em 2017, foi indicada ao Prêmio Gralha Azul como melhor atriz de teatro para crianças. Formou-se como tecnóloga em Produção Cênica pela Universidade Federal do Paraná, em Artes Cênicas pela Universidade Estadual do Paraná e, atualmente, cursa Mestrado em Pedagogia das Artes Cênicas pela UDESC. Será novamente professora do Programa Bolsa Cultural, com as aulas de teatro.

Adriana Mees Loose

Natural de Ituporanga, reside em Jaraguá do Sul há 41 anos. Graduada em pedagogia e pós-graduada em música, atua como professora de Música pelo Programa Bolsa Técnico Cultural desde 2019, ministrando aulas de violão, ukulele e musicalização infantil. Trabalha em alguns Centros de Educação Infantil (CEI) da cidade de Jaraguá do Sul e também ensina flauta doce. Será novamente professora do Programa Bolsa Cultural com as aulas de violão, ukulele e musicalização infantil.

 

Elenice Piaotquewicz Tomio

Graduada em Música pela FURB, possui especializações na área de técnica vocal. Atualmente, faz acompanhamento vocal com a fonoaudióloga Luciana Lee e tem aulas de canto lírico com a soprano Masami Ganev. É vocalista da banda jaraguaense Live Brazil e atua, há 10 anos, com o ensino de música no ensino fundamental, além de ser professora de técnica vocal e canto coral da Scar desde 2016.