Conheça os principais Cânions do Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

20/02/2018 - 15:02 - Atualizada em: 20/02/2018 - 15:47

Um dos atrativos turísticos para quem busca fazer uma viagem de férias são as belezas naturais. Praias, alpes e o campo são locais tradicionalmente desejados pelos turistas. Entre os que procuram novas experiências e paisagens, visitar áreas de Cânions é uma ótima pedida. Muitas pessoas costumam achar que para isso é preciso viajar para longe, mas é possível encontrar grandes vales aqui no Brasil mesmo.

Se você sempre sonhou em visitar um desses locais, confira a nossa lista com os cinco destinos nacionais que guardam Cânions maravilhosos.

Cânion do Rio Poti

Situado entre os estados do Ceará e do Piauí, o Cânion do Rio Poti tem paredões com mais de 60 metros de altura formados a partir da ação das águas do rio nas rochas. Por lá, encontram-se cavernas naturais, flora bem diversificada e inscrições rupestres que representam um dos maiores acervos artísticos-culturais das civilizações do período paleolítico encontrados em toda a América do Sul.

O Cânion do Rio Poti estende-se pelos municípios de Crateús (CE), Castelo, Buriti dos Montes e Juazeiro (PI) e o acesso pode ser feito através de duas estradas que partem de Castelo do Piauí e de Juazeiro do Piauí. Se o turista busca por preços melhores para visitar o destino, uma boa alternativa é comprar passagens para Fortaleza e de lá programar a sua viagem ao Cânion.

Cânion das Bandeirinhas

Parte integrante das beleza naturais do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, o Cânion das Bandeirinhas é o local ideal para aquelas pessoas que gostam de trilhas e de se afastar completamente da correria da cidade. Suas paredes têm quase 80 metros de altura e a formação rochosa se estende por cerca de quatro quilômetros de extensão. Para os amantes da natureza, há muitas cascatas, piscinas naturais e cachoeiras em todo o percurso do cânion.

O Parque Nacional da Serra do Cipó fica a uma distância de 80km da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte (BH), por isso, a melhor maneira de visitar o local é voar até BH e, de lá, partir para o passeio. Para encontrar passagens com desconto clique aqui.

Considerado um Cânion de fácil acesso aos turistas, a trilhar para se chegar ao Cânion têm 12 km distância, mas apresenta relevo plano e areia fofa.

Cânion de Itaimbezinho

Considerado um dos destinos turísticos mais imponentes do Brasil, o Cânion de Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul. O nome do local tem origem na língua Tupi, e significa pedra cortada, remetendo às formações rochosas que parecem ter sido fatiadas. Sendo o maior Cânion da América do Sul, as paredes Itaimbezinho alcançam 720 metros de altura e 5 km de distância.

Para os interessados em visitar o local, o ideal é que o façam na presença de um guia turístico, já que a trilha para a melhor vista do Cânion depende de certo conhecimento prévio da região. Localizado na cidade de Cambará do Sul (Rio Grande do Sul) e Praia Grande (Santa Catarina), os visitantes que pretendem ir de avião deverão chegar em Porto Alegre, para depois se deslocar para os municípios

Cânion do Xingó

Popularizado como destino turístico graças ao represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina em 1994, o Cânion do Xingó é um dos principais pontos turísticos nacionais. Considerado o 5º maior cânion navegável do mundo, pode-se conhecer as belezas naturais do local nos tradicionais Catamarãs, barcos locais que navegam pelos rios.

Com paredões de 170 metros de altura que datam de mais de 60 milhões de anos, o Cânion do Xingó possui 65 quilômetros de extensão e largura que varia entre 50 a 300 metros. Para visitar o local é preciso ir até o município de Canindé do São Francisco, no estado de Sergipe. A cidade fica a 210 km de distância da capital do estado, Aracaju.

Cânion Fortaleza

Uma das paisagens mais deslumbrantes da natureza brasileira, o Cânion Fortaleza está situado no Parque Nacional Serra Geral, em Santa Catarina. Com 900 metros de profundidade ao longo de sete quilômetros de comprimento, o vale recebe esse nome porque sua formação lembra as muralhas de uma fortaleza medieval. Na visita ao local ainda é possível conhecer a Cachoeira do Tigre Preto, a Pedra do Segredo e curtir uma linda vista da praia de Torres, no litoral do Rio Grande do Sul.

Situado na divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o município mais próximo é o de Cambará do Sul, que fica a 195 km de Porto Alegre. O principal mirante do Cânion Fortaleza pode ser visitado de carro, o que facilita a ida de muitos turistas ao local.