1. Morro Boa Vista
Vamos começar com o cartão postal de Jaraguá do Sul, um dos destinos mais populares da região… Adivinhou? É o Morro Boa Vista, que abriga a famosa Chiesetta Alpina e o Morro das Antenas. Com acesso pavimentado e acessibilidade total, o local conta com estacionamento amplo, banheiros e lanchonete. Para adentrar na igreja paga-se uma taxa de R$ 5,00 quando não tem missa. A vista é de tirar o fôlego, viu!
Foto: Eduardo Montecino/PMJS
Você sabia?
A famosa igrejinha em meio aos morros é réplica de uma igreja da Itália, em Bardonecchia, também localizada nos Alpes. Como Jaraguá do Sul foi colonizada por imigrantes de diversas culturas, incluindo a italiana, o Circulo Italiano e demais autoridades inauguraram a obra em 2014.
2. Parque da Inovação
Não podemos deixar de fora o Parque da Inovação, que agrega arte e tecnologia em meio à natureza. O Parque fica localizado no bairros Três Rios do Sul, construído ainda em período de pandemia e inaugurado em junho de 2021. Visando oferecer um espaço diferenciado, o projeto possui desde jardim sensorial, com mais de 40 tipos diferentes de ervas, temperos caseiros e plantas medicinais que estimulam o olfato, até choupanas com churrasqueiras.
Foto: Eduardo Montecino/PMJS
3. Centro Cultural da Sociedade Cultural Artística (Scar)
Com uma área de mil metros quadrados e um grande teatro com capacidade para 946 pessoas, a Scar é o local onde acontece os grandes eventos culturais de Jaraguá do Sul, sempre com opções gratuitas todos os meses. Entre os mais conhecidos estão a Feira do Livro e o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), realizado em janeiro e considerado o maior festival-escola do Brasil. A Scar também mantém uma escola de artes com mais de mil alunos.
SCAR | Foto: Arquivo OCP News
4. Parque Malwee
Entre as atrações imperdíveis da cidade, destaca-se o renomado Parque Malwee, considerado um dos maiores parques de área verde urbana do Brasil, um verdadeiro refúgio verde mantido pelo Grupo Malwee e conhecido por sua vasta biodiversidade. O parque oferece restaurantes, pedalinhos, trilhas, labirintos, academias ao ar livre, quiosques e muito mais. O passeio pode ser feito todo de carro, ou apé! A entrada é gratuita.
Parque Malwee | Foto: Andreia Nunes
Curiosidade!
O mural do Parque Malwee é considerado o maior mosaico em painel da América Latina. A obra é inspirada na história dos 100 anos da Firma Weege e é criação do artista plástico Paulico, de Jaraguá do Sul. Ao todo, são 1 milhão e 850 mil peças, 14 painéis e 600 metros de extensão.
5. Museu WEG de Ciência e Tecnologia
O Museu Weg surge como uma boa opção para quem gosta de ciência e tecnologia. Nele você pode encontrar equipamentos interativos para explorar fenômenos físicos. A ideia do museu é mostrar como a cidade utiliza esses equipamentos e tirar as dúvidas dos visitantes sobre a complexidade dos equipamentos.
Foto: Divulgação
6. Centro Histórico
A revitalização do Centro Histórico de Jaraguá do Sul, finalizada em 2008, trouxe um novo ar para a área. O abandono e a deterioração deram lugar a um espaço com praça e um anfiteatro. O armazém de cargas comporta a estrutura da Biblioteca Pública Rui Barbosa. O Centro Histórico é um local querido e visitado por todos os jaraguaenses.
Centro Histórico de Jaraguá do Sul | Foto: PMJS/Divulgação
7. Igreja Nossa Senhora do Rosário
O bairro Nereu Ramos é conhecido pelo turismo religiosos, já que é o local onde o padre Aloísio Boeing passou boa parte da vida. O padre se destacou por prestar atendimento individual aos fiéis, fazendo o acolhimento, aconselhamento e abençoando cada um que o procurava. Padre Aloísio chegou à igreja no ano de 1984. E desde então, a igreja é um dos pontos mais visitados em Jaraguá do Sul. Após a sua morte, muitos fiéis, antes de entrar na igreja, visitam o local onde está seu tumulo.
Foto: Arquivo OCP
8. Museu da Paz e Museu Emílio da Silva
O Museu da Paz surgiu para trazer aos jaraguaenses a história dos expedicionários da cidade que participaram da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Uma maneira de resgatar para a atualidade o registro de quem faz parte da história de Jaraguá do Sul.
Foto: Arquivo OCP
O antigo prédio da Prefeitura desperta a curiosidade de muitas pessoas que buscam conhecer a história de Jaraguá do Sul. O Museu Emílio da Silva abriga 3.664 peças catalogadas no acervo e outras mil na reserva técnica do local.
Foto: Arquivo OCP
9. Parque Linear Via Verde
O Parque Linear Via Verde é uma importante área de lazer, com quadras de esporte, playgrounds, pista de skate, palco e outras atrações. Nos últimos anos, o espaço vem aprimorando-se, contendo restaurantes, bares e até uma vila gastronômica! Ocupando uma das margens do Rio Itapocu, a orla é toda gramada, com pistas de caminhada e ciclovia. De uns anos para cá a Via Verde é palco de muitos eventos na cidade, o mais recente foi o St. Patrick’s Day, atraindo milhares de pessoas.
Parque Via Verde | Foto: PMJS/Divulgação
10. Pico Malwee
Também gerenciado pela empresa Grupo Malwee, a atração tem mais de 1,4 milhão de metros quadrados e fica localizado a 550 metros de altura. É o local perfeito para praticantes de esportes, como trekking, voo livre e caminhada, turistas e moradores locais relatam cerca de 30 minutos andando até o topo. Ah, não podemos esquecer de falar do mirante, com uma vista panorâmica de Jaraguá do Sul, vale a pena conferir! É perfeito para admirar o nascer do sol acima das nuvens.
Pico Malwee | Foto: Divulgação