Conheça mais sobre a Bélgica, país que enfrenta o Brasil na Copa do Mundo

Na Copa de 2014, a Bélgica perdeu nas quartas de final para a Argentina | Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

06/07/2018 - 05:07 - Atualizada em: 06/07/2018 - 09:13

Com uma população de 11,5 milhões de habitantes, a Bélgica faz fronteira com a França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda. A capital é Bruxelas, com quase dois milhões de habitantes. A cidade também é um importante centro de política internacional.

Os moradores falam três idiomas: o holandês, francês e alemão. A Bélgica é uma monarquia constitucional, tendo o rei Philippe como o sétimo dos reis belgas.

Os principais produtos importados pelo país são alimentos, maquinaria, diamantes, petróleo e derivados, químicos, vestuário e têxteis. Na agricultura os produtos que se destacam são a beterraba, batata, trigo, milho e outros cereais.

Bélgica na Copa do Mundo

A promissora geração de jogadores belgas enfrenta nesta sexta-feira (6), a única seleção pentacampeã da Copa do Mundo. Na história, a melhor campanha da Bélgica foi em 1986, quando caiu nas semifinais.

Mesmo sem títulos, a seleção alcançou a terceira posição no ranking da Fifa. O resultado é fruto de um futebol bonito de se ver em campo, com um time recheado de craques que jogam no futebol europeu. Entre eles, estão Eden Hazard, Kevin De Bruyne e Romelu Lukaku. Foi um técnico espanhol, de jeito metódico, que fez o time engrenar.

Na Copa de 2014, os “Diabos Vermelhos”, como são conhecidos, perderam nas quartas de final para a Argentina.  Durante a Copa de 2002, Brasil e Bélgica se enfrentaram nas oitavas de final. A seleção brasileira venceu por 2 a 0 e seguiu rumo à conquista do pentacampeonato do mundo.

Na história, o duelo desta sexta será o quinto confronto entre brasileiros e belgas. A equipe verde e amarela venceu três vezes e os Diabos Vermelhos, uma. São dez gols marcados pelo Brasil e seis pela Bélgica.

O primeiro confronto, em 24 de abril de 1963, teve vitória belga, por 5 a 1. A revanche aconteceu em 1965, quando a seleção canarinho venceu por 5 a 0.

Curiosidades

  • A Bélgica é um dos principais produtores de chocolate do mundo, produzindo cerca de 220 mil toneladas por ano. Em 2013, o eles chegaram a lançar uma edição limitada de selos postas com sabor de chocolate;
  • É na cidade de Boom, na Bélgica, que acontece um dos principais festivais de música do mundo: Tomorrowland;
  • A cerveja também é uma bebida bem popular no país, com uma variedade que passa os mil tipos de cervejas;
  • A Bélgica é considerada o melhor país lapidador de diamantes do mundo;
  • Em 1990, o governo belga suspendeu os poderes do então rei, Alberto II, por um dia para que uma lei relacionada com o aborto no país pudesse ser aprovada sem a assinatura dele, que é católico. Além disso, a Bélgica foi o primeiro país no mundo a banir as minas terrestres, isso em 1995;
  • Historiadores apontam que as batatas fritas foram inventadas na Bélgica;
  • Animações como  “As Aventuras de Tintin” e “Os Smurfs” também são produções belgas.

Quer receber as notícias no WhatsApp?