Conheça as histórias de três cervejarias que fazem sucesso no coração dos joinvilenses

Foto: Divulgação

Por: Tanara Fagundes

21/11/2019 - 15:11 - Atualizada em: 21/11/2019 - 20:11

Quase todo bom joinvilense gosta e aprecia uma boa cerveja. A cidade é conhecida por conter diversas casas que produzem a bebida de modo artesanal. De acordo com a história de Joinville, cada clube de caça e tiro costumava manter sua própria fábrica da bebida.

De lá para cá, os tempos mudaram, mas a paixão do joinvilense por cerveja permanece a mesma, senão até mais forte.

Conheça agora algumas das fábricas de cerveja queridinhas da cidade.

1. Opa Bier

Foto: Divulgação

Fundada em fevereiro de 2006, a Opa Bier surgiu com a proposta de resgatar a tradição joinvilense de produzir boas cervejas. A cervejaria é uma homenagem aos primeiros colonizadores de Joinville. Com grande destaque na cidade, a marca possui diversos pontos de comercialização, cada um com seu estilo único.

O nome “Opa”, veio como sugestão por significar “avô” em alemão e também por traduzir um cumprimento nas línguas latinas.

A fábrica da Opa Bier iniciou as suas atividades no Distrito de Pirabeiraba, local em que continua até hoje.

No começo, a cervejaria tinha capacidade para produzir 8 mil litros de cerveja por mês. Já no sexto mês, a capacidade aumentou para 20 mil litros.

Entrando em uma crescente, hoje a cervejaria produz 200 mil litros de cerveja por mês, com nove estilos diferentes.

Em 2007 a casa foi a primeira a trazer o conceito de torre de Chopp para a cidade. Hoje, 13 anos após sua inauguração, a Opa Bier mantém 14 postos em Joinville.

Dentre eles, os mais famosos são a Opa do Pórtico e a Prainha da Opa.

“Quase todo final de semana, venho aqui com a minha esposa. É nosso lugar preferido para relaxar, para curtir sossegado com uma boa cerveja na mão”, conta o cliente Alisson Roberto, 34.

2. GutBrau

O local é em meio ao ar livre e sempre oferece música ao vivo para o público. Foto: Divulgação

A GutBrau é conhecida como uma das cervejarias mais charmosas da cidade de Joinville. Projetada pelo casal Andréia e Henrique, a cervejaria é um refúgio natural para quem curte saborear uma boa cerveja em família.

Localizada em um terreno no bairro Vila Nova, a GutBrau abre as portas todo fim de semana e feriados com entrada gratuita.

Com uma proposta de criar um conceito ecologicamente correto, a casa é um local para curtir com os filhos, familiares e amigos.

“Gosto de vir com a família toda. Como o espaço é grande e tem música, todo mundo se diverte e ninguém fica de fora”, explica Bruna Navarro, 28.

3. Zeit Bier

Foto Divulgação

“O tempo é o senhor da razão”. O ditado latino, lema da cervejaria, carrega o nome do local, já que Zeit significa tempo em alemão. A casa é conhecida pelo cuidado com os ingredientes selecionados para compor cada cerveja.

Associados a Abracerva, a Zeit Bier tem seu foco na produção independente e brasileira de uma boa cerveja. O símbolo do local é um galo, justamente para representar quem anuncia a renovação do tempo em cada dia.

Os sabores da Zeit são exclusivos e vão desde o clássico Pilsen até o Choco Dunkel, chopp que leva avelã e cacau na composição.

“Sempre que quero tomar uma bebida especial, vou no Zeit. Eles sabem te recepcionar e os sabores das cervejas são realmente incríveis”, conta Paulo César, 45.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger