Conheça a Schützenbier, a cerveja oficial da 28ª Schützenfest

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/10/2016 - 10:10 - Atualizada em: 24/10/2016 - 11:02

Faltam menos de 20 dias para começar a 28ª Schützenfest, e a edição deste ano terá uma bebida inédita. As três cervejarias jaraguaenses Karsten, Königs Bier e Maestro se uniram para produzir a Schützenbier, uma cerveja criada exclusivamente para a Festa dos Atiradores 2016.

A cerveja artesanal começou a ser produzida na sexta-feira, dia 21, e deve ser finalizada em aproximadamente 15 dias. Serão dois mil litros produzidos, que estarão à venda durante a festa, ou seja, além de exclusiva, ela será limitada. #todoscorrem

cerveja-exclusiva

Produção da Schützenbier. Foto: Eduardo Montecino/OCP

Para desenvolver a receita, Rúbia Friedemann Torres, da Königs, Side Karsten, da Karsten, e Fábio Stein, da Maestro, se uniram para criar uma cerveja baseada na escola alemã de produção, e que fosse ao mesmo tempo complexa, marcante e leve. Após algumas conversas e trocas de ideias e de ingredientes, além de degustação de lotes experimentais, eles chegaram à receita final da Schützenbier.

O resultado? Uma cerveja artesanal puro malte, com adição tardia de lúpulos aromáticos especiais. Tem cor dourada escura e aroma com notas de tostado. O sabor é leve e refrescante, mas ao mesmo tempo apresenta um amargor bastante sutil no início, que valoriza ainda mais o paladar. A cerveja é produzida com maltes e lúpulos nobres, importados da Alemanha. Inclusive, segue a lei de pureza alemã, reforçando ainda mais a tradição da festa.

Parece boa, hein? <3

Maior variedade de cervejas

Nesta edição, além de poder experimentar a Schützenbier, os visitantes poderão conhecer outras variedades produzidas pelas cervejarias Karsten, Konigs e Maestro. Juntas, elas devem levar cerca de dez estilos de cervejas. Para o sócio da cervejaria Maestro, Caio Mandolesi, essa é uma oportunidade para quem aprecia a bebida. “É quase um minifestival de cervejas, e todas produzidas aqui”, enfatiza.  Os valores das bebidas, assim como de comidas que serão comercializadas na festa, ainda não foram divulgados.

Fotos: Eduardo Montecino/OCP
Com informações de Heloísa Jahn/OCP e Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul