Mas Joinville tem praia? Tem, sim, sinhô! E não estamos falando do mangue ou de algum rio com um pouquinho de areia, é praia mesmo. Muita gente não sabe, mas ela pode ser considerada uma cidade litorânea. Imaginem que legal, uma praia aqui na nossa cidade vizinha Joinvas City?
Mas vamos explicar melhor isso, e própria localização geográfica pode ajudar. Dá um look na imagem de satélite abaixo:
Imagem: Google Earth
Nesta imagem já conseguimos nos localizar melhor e confirmar que Joinville possui boa parte da Baía de Babitonga no seu entorno.
Então, além de ser a cidade dos príncipes, da dança e das flores, o município mais populoso de Santa Catarina também tem tem praia, sim, e fica coladinha na Baía da Babitonga. O acesso é um pouco complicado, pois é feito por estrada de chão, mas é só ir com calma que não é nada impossível de chegar.
Mas não vai correndo arrumar as malas e se jogar na água da Vigorelli, porque infelizmente, a situação da balneabilidade do local não é boa. Um relatório de 2016, divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente) mostrou que Santa Catarina tem 71 pontos impróprios para banho, e entre os pontos polídos no Norte do Estado está o "pequeno litoral" de Joinville.
Veja o mapa de balneabilidade aqui.
Mas apesar se ser um local impróprio para banho, ainda é muito amado pelos joinvilenses e pelo pessoal da região. E nada impede de reunir a galera, sentar na beira da praia tomar uma cerveja e aproveitar os frutos do mar dos restaurantes próximos.
O pessoal do TripAdvisor mesmo avaliou a Vigorelli como com lugar para passar um tempo, apesar da falta da insfraestrutura. Teve uma visitante que já avisou pro pessoal levar dinheiro, porque lá não tem energia elétrica, e os restaurantes não aceitam cartões.
Local para apreciar o mar e comer frutos do mar, não vá achando que é uma praia como as outras. É somente um beira-mar para tomar uma cerveja e comer frutos do mar. Tem umas 5 "lanchonetes" que atendem lá. Ah, não aceitam cartão de crédito pois não tem energia nem internet na região. - JanyVSilva
Clique aqui para ler todos os comentários.
E além de curtir a brisa do mar, também é possível fazer passeios de barco ou balsa por lá. A balsa, por exemplo, faz a travessia da cidade de Joinville até a Vila da Glória em São Francisco do Sul. A paisagem é realmente linda de se ver! Olha que bacana esse vídeo feito por um viajante da região:
...
Muito bacana, né? Que tal reunir a galera e ir desbravar mais este lugar bacana do Norte do nosso Estado? ;)