Conheça a Estrada Rio do Júlio, o lugar ideal para aproveitar a natureza em Schroeder

Por: Maria Luiza Venturelli

27/09/2022 - 14:09

Schroeder é uma das mais belas cidades do Norte de Santa Catarina, com natureza exuberante e Mata Atlântica preservada que chega a 64% do território. A Estrada Rio do Júlio é uma das mais belas rotas para fazer turismo pela cidade, muito frequentada por ciclistas que a usam como rota de cicloturismo e também visitada por turistas de toda a região, que desejam fazer trilhas, acampar, observar pássaros ou mesmo fazer um passeio relaxante em família.

Belezas naturais, fauna e flora variada e um espaço que faz cada um mergulhar em um universo de contemplação: assim é a Estrada Rio do Júlio, onde você tem um tempo para respirar ar puro, viajar para dentro de si e apreciar tudo de bom que a natureza tem a oferecer.

Contato com a natureza e animais. Foto: Prefeitura de Schroeder

A estrada fica no extremo norte de Schroeder, ligando a cidade à Serra Dona Francisca. A estrada tem cerca de 28 quilômetros de extensão e é dividida aproximadamente ao meio pela divisa dos municípios de Schroeder e Joinville. Em meio à Mata Atlântica, o passeio é ideal para quem quer ter contato com a natureza, pois folhagens e árvores de inúmeras espécies formam uma floresta densa nas margens.

Segurança garantida

Desde que a Gestão Municipal de Schroeder assumiu o mandato, em 2021, diversas melhorias foram feitas na Estrada Rio do Júlio, principalmente com foco na segurança de quem transita pelo local. Pensando nisso, foi instalado um guarda-corpo no trecho do Mirante do Rio do Júlio, em uma curva acentuada. O objetivo é oferecer maior segurança e proteção em caso de impacto de ciclistas e motociclistas.

Guarda corpo instalado no local. Foto: Prefeitura de Schroeder

“Constantemente o Poder Executivo, através da Secretaria de Obras, vem realizando melhorias e manutenções nesta bela rota turística, local de muita paz e tranquilidade em meio a natureza”, explica o Secretário de Obras de Schroeder, Jean Carlos Walz.

O monitoramento da área é feito pelo setor de Obras, Turismo e Defesa Civil, que realiza a manutenção e a limpeza do Vale do Rio do Júlio. Estrada e valos recebem atenção constante, realizando um trabalho completo para evitar erosões. As laterais da estrada são roçadas e contam com placas orientativas em alguns trechos, tudo pensando na segurança dos visitantes.

Águas para relaxar

Ideal para relaxar em dias de calor. Foto: Prefeitura de Schroeder

A Estrada Rio do Júlio está em uma área de preservação ambiental e, assim, há preocupação e cuidado para manter tudo bem cuidado. Existem diversas nascentes de água no local, que abastecem Schroeder, Jaraguá do Sul e Guaramirim. As nascentes, cascatas e piscinas naturais são ideais para relaxar, mergulhar e refrescar o corpo em dias de calor.

Ao subir, o primeiro ponto de água é o Rio Macaquinho, que atravessa o caminho com água cristalina e fresquinha que corre entre as rochas, ideal para dias de calor. A água continua presente em uma cascata ao lado da rua e logo à frente está uma das mais belas paradas, batizada de Poça do Xaxim. O próximo ponto é mais amplo e ideal para ir com fazer um piquenique ou acampar, pois é um espaço aberto entre árvores e bambus, com água calma e relaxante correndo ao fundo.

É importante ressaltar que os pontos não contam com banheiros ou eletricidade, então são ideais para quem quer realmente tirar um tempo da correria da rotina.

Um pouco da história

A estrada é centenária e começou a ser aberta no fim do século 19, com o assentamento de povos vindos do Domínio Dona Francisca. A partir do Vale do Itapocu, a ocupação da região começou na primeira década do século 20. O nome é uma referência a Julius Albrecht, um imigrante alemão que tinha terras na região e trabalhava na agricultura, se estabelecendo na região por volta de 1902.

Um dos mais belos lugares para visitar na cidade. Foto: Prefeitura de Schroeder

Dicas para quem for visitar o lugar:

  • Não jogue lixo no chão;
  • Não tire nada da natureza;
  • Leve produtos para fazer um piquenique;
  • Use protetor solar e repelente;
  • Leve uma câmera fotográfica ou celular com boa câmera para registrar a vista.

Como chegar

Vale a pena separar um fim de semana para conhecer. Foto: Prefeitura de Schroeder

Ao passar pela Prefeitura de Schroeder, basta seguir aproximadamente sete quilômetros até a primeira entrada à esquerda, onde uma placa indica o trajeto. Depois, são três quilômetros pela Rua 23 de Março até a próxima curva à direita, também sinalizada por uma placa. Depois, basta subir.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc