Conheça a cerveja mais forte do mundo, que até deixa a língua dormente

Foto: Reprodução @beithirfire

Por: Priscila Horvat

20/09/2024 - 14:09 - Atualizada em: 20/09/2024 - 14:29

O que deixa uma cerveja atraente? O sabor característico, a combinação com o teor etílico, a validade ou o preço? E que tal uma combinação de tudo isso junto? É o que promete a Beithir Fire, autodeclarada cerveja mais forte do mundo.

O rótulo escocês chegou ao mercado cervejeiro em meados de 2021 e, de lá para cá, vem dando o que falar nas redes sociais graças às suas características tão únicas.

Para começar, a promessa, de ser a cerveja mais forte do mundo. Para se manter em tal posto, a Beithir Fire tem teor alcoólico de 75%, motivo pelo qual vem a segundo ponto que gera curiosidade: uma etiqueta amarela no pescoço da garrafa, avisa: “Devido ao teor alcoólico extremamente alto da cerveja, recomendamos que desfrute de Beithir Fire em medidas de 35ml”.

Apenas para efeito de comparação (e curiosidade), as cervejas tradicionais do mercado possuem teor alcoólico entre 3 e 5%.

Após seguir a recomendação do fabricante, o gosto marcante da bebida vem com outra promessa: por ser tão forte, até deixa a língua dormente!

Segundo a empresa, a ideia do nome da cerveja e do quanto ela é considerada forte surgiu do folclore escocês, com a história do beithir, um grande dragão que pode ser encontrado em cavernas e vales montanhosos e que tem uma mordida de fogo puro.

Na lenda, se uma pessoa for mordida pelo beithir, então ela deve entrar em rio ou um lago e submergir nas águas. Se o dragão chegar nesse local primeiro, então a vítima é consumida pelo fogo. Mas se a pessoa mordida conseguir alcançar a água antes do beithir, ele emergirá imortal à chama, tendo domesticado o fogo do dragão.

Foto: Reprodução @beithirfire

A história por trás da marca faz jus ao paladar. A cerveja escocesa tem levedura extra e cevada doce adicionada para aumentar o nível de álcool durante o processo.

Lúpulo extra também é adicionado em dois estágios diferentes, em um processo que dura aproximadamente dois meses e é combinado com a adição de um destilado escocês puro.

Em seguida, a cerveja é estocada em barris, para que os açúcares continuem a mudar o sabor do líquido, enfatizando o malte como o sabor da cerveja e absorvendo o acabamento da madeira.

Depois da fermentação, a cerveja é filtrada três vezes. Isto remove quaisquer impurezas, reduz a queima inicial do álcool e garante a qualidade anunciada pela Beithir Fire.

O processo inteiro é demorado, o que aumenta o custo da produção e preço na gôndola: 45,95 libras a garrafa de 330ml, aproximadamente R$ 337.

Mas, além de experimentar uma bebida tão única, há outro ponto positivo em investir esse dinheiro em uma única garrafa: a cerveja mais forte do mundo tem validade de um século – isso mesmo, 100 anos!

Sem colarinho, devido ao alto índice alcoólico, fica ainda mais fácil aproveitar e apreciar até a última gota!

Notícias no celular

Whatsapp