Conheça a atividade do barbante usada pelo SESI em prol da saúde do trabalhador; Faça o teste em casa

Por: Elissandro Sutil

22/05/2017 - 10:05 - Atualizada em: 22/05/2017 - 10:43

Investir na saúde do trabalhador está se tornando uma prioridade para as empresas. Em parceria com o SESI, as empresas garantem ações que estimulam os trabalhadores e incentivam um dia a dia mais saudável. Uma das atividades realizadas dentro do Programa de Ginástica Laboral do SESI, é a Atividade do Barbante “Medida Ideal”, que está sendo aplicada com sucesso desde janeiro nas indústrias atendidas pelo programa.

A atividade tem como objetivo controlar o acumulo de gordura corporal através da medida da circunferência abdominal. O acúmulo de gordura nessa região não envolve apenas questões estéticas, tem relação direta com a deposição de tecido adiposo no interior da cavidade abdominal. Estudos apontam a influência da circunferência abdominal na mortalidade da população, para cada 5 cm de aumento na circunferência abdominal, houve aumento de 7% na mortalidade masculina e de 9% na feminina.


Leia também
Porque a ginástica laboral é indicada para os trabalhadores da industria; Conheça o programa oferecido pelo Sesi

Na ação do SESI, cada trabalhador mediu a sua circunferência abdominal com um barbante durante as aulas de ginástica laboral, para que ao longo do ano possa avaliar se o objetivo de manter ou diminuir sua medida.

A primeira reavaliação aconteceu em abril e muitos colaboradores comemoraram a diminuição das medidas. Há evidências de que a atividade física moderada, combinada com uma dieta menos calórica, provoca mudanças metabólicas capazes de evitar doenças como diabetes, hipertensão arterial, ataques cardíacos e AVC’s, mesmo quando a perda de peso é inferior a 3%.

Para as mulheres, a circunferência abdominal não pode estar acima de 88 centímetros e os homens mais de 102 cm. Esse exercício também pode ser realizado em casa, basta usar uma fita métrica e ir acompanhando a sua evolução. A dica do SESI para se obter uma rotina saudável é praticar regularmente o exercício físico e ter bons hábitos alimentares, não fumar e controlar o stress.

O Sesi Jaraguá do Sul fica na Rua Walter Marquardt, 835, no bairro Barra do Rio Molha. O telefone para contato é o (47) 3372 9418.